Website divulga Investigação – Ação desenvolvida no AEMAS

A crescente disponibilidade de desenvolvimento profissional online para professores, em particular a nível europeu e internacional, oferece aos professores muitas oportunidades para melhorar a sua prática profissional de forma conveniente e eficaz. Embora a participação e o envolvimento nesses formatos de desenvolvimento profissional sejam elevadas, permanece uma lacuna entre os docentes que têm a capacidade de beneficiar dessas oportunidades e aqueles que não têm as competências e a confiança para se envolver: professores que não se sentem confiantes para se envolver com outros educadores recorrendo a uma língua estrangeira, não têm a competência digital necessária para concluir as atividades do curso de formação ou não conseguem autorregular a sua aprendizagem, como é necessário em ambientes online.

Para abordar esta situação e garantir que a oferta de desenvolvimento profissional online eTwinning e da School Education Gateway, agora congregadas na recém-criada European School Education Platform (ESEP), permanecem na vanguarda da inovação e são eficazes, constituiu-se um grupo de 7 professores-piloto. Este grupo apoiou o desenvolvimento e testagem de novas iniciativas projetadas para aumentar a participação, acessibilidade e impacto da oferta de desenvolvimento profissional a nível escolar, proporcionadas pela SEG e eTwinning.

Assim, à semelhança de mais seis professoras oriundas da Turquia, Itália, Roménia e Croácia, no nosso Agrupamento – o único, a nível nacional, a participar – foi criado um grupo de trabalho seguindo uma abordagem mista: reuniões de trabalho, informais e presenciais, decorreram em paralelo à frequência de uma formação à distância por forma a ajudar as participantes a serem bem-sucedidas no MOOC, em língua inglesa, e intitulado “Life Competences 1 – Shaping Lifelong Learners through Self-Regulated Learning”.

No âmbito deste estudo-piloto, foram desenvolvidas várias atividades no nosso Agrupamento, nomeadamente um inquérito inicial à comunidade escolar (Jan 2022) sobre as preferências em termos de formação profissional – online vs. em presença – e a criação de um grupo-piloto em que cinco docentes do Agrupamento se envolveram ativamente e desenvolveram um trabalho colaborativo de excelência. Este projeto iniciou-se em Out de 2021, com a informação ao CP e a formação da professora coordenadora, Alexandra Duarte, e culminou com a criação de um website em que são partilhadas todas as etapas desta Investigação-Ação, acessível em

De realçar que todas as docentes concluíram o seu processo formativo com sucesso e, como podem constatar no separador da avaliação, mais concretamente na análise de dados e discussão de resultados, o balanço é extremamente positivo.

Os produtos finais (ebooks, vídeos, planos de ação,…) produzidos não só pelo grupo de professores –piloto de 2021-22, mas também pelo grupo anterior, encontram-se compilados e publicados em https://studygroups.my.canva.site/.