Projeto “Saúde e Bem Estar em Soure – Dos Pequenos aos Graúdos

A população mundial está a envelhecer e, por isso, torna-se urgente repensar o papel dos idosos, a sua importância nas sociedades atuais e a forma como cuidamos dos mais velhos. Assim, no âmbito dos projetos de Autonomia e Flexibilidade Curricular, da Estratégia de Educação para a Cidadania e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, os alunos do 9º ano escolheram desenvolver trabalhos que promovessem uma maior aproximação dos jovens aos idosos, proporcionando-lhes atividades promotoras de saúde e bem-estar e mostrando-lhes o quanto são úteis à sociedade. Para isso, escreveram cerca de 100 postais de Natal que já foram encaminhados, via equipa da CLDS, para os idosos do concelho, tiveram sessões de esclarecimento com uma enfermeira da UCC do Centro de Saúde de Soure sobre “Envelhecimento Ativo”, dinamizaram uma campanha de voluntariado para a associação Palhaços d’Opital, angariando uma quantia considerável que permitirá realizar mais visitas a idosos hospitalizados e assistiram a uma sessão com o diretor artístico desta associação. Deste trabalho já foi promovido, com o apoio da CLDS, um encontro entre jovens e idosos na Escola Martinho Árias que contou com uma sessão de atividade física, um jogo elaborado pelos alunos e está ainda prevista a realização de outra sessão em janeiro.

Dotar os jovens e as crianças de um respeito e sentido de responsabilidade para com os mais velhos pode ser o início de um caminho árduo, mas o único possível se quisermos ter uma sociedade mais solidária e com melhores adultos. Com este projeto, o caminho faz-se nesse sentido e das sementes hoje lançadas, espera-se que os nossos jovens sejam agentes promotores da proteção dos direitos humanos dos idosos relacionados com a independência, a participação, o cuidado, a autorrealização e a dignidade.

Citando o Papa Francisco “Não esqueçamos que os idosos são como as raízes da árvore: eles têm toda a história ali, e os jovens são como as flores e os frutos.“