Dia das Bruxas no “Centro Escolar de Samuel”

No Centro Escolar de Samuel, o dia 31 de outubro, “Dia das Bruxas”, foi assustadoramente espectacular!
Havia morcegos, fantasmas, bruxas, teias e aranhas espalhadas pelas paredes e por todos os mais recônditos cantos…
Organizámos uma exposição fantasmagórica, resultado de um desafio lançado aos alunos e suas famílias que era o de criarem símbolos alusivos ao tema, com elementos recicláveis e material sustentável. Apareceram trabalhos como, um caldeirão com uma sopa suculenta que deixava água na boca, cheia de olhos ensanguentados, aranhas bem gorduchas, vómito esverdeado. Surgiram também bruxas feitas com caixas de ovos, monstros de rolos de papel, muitas abóboras criativas, fantasmas elaborados com tecidos velhos, enfim uma panóplia muito rica de grande criatividade.
Para manter a tradição e em articulação com a professora da AEC “Crescer a Brincar”, revivemos a lengalenga dos “Bolinhos e bolinhós” e o “Pão por Deus”, onde os alunos tiveram a oportunidade de ver a forma tradicional de fazer este pão e de ouvir a história da origem do seu nome. Depois os alunos lancharam os pãezinhos e também levaram para casa, num saco de pano, como se fazia antigamente.
Curiosidade: Se não acreditam que na nossa escola todos os anos aparecem bruxas voadoras de verdade, vejam o vídeo!
Outubro de 2022, Equipa Educativa do Centro escolar de Samuel