AEMASoure: ColoquiÁrias sob o tema ” A Escola no século XXI – parte II”

No dia 24 de novembro, o Agrupamento de Escolas Martinho Árias recebeu a visita do professor doutor José Manuel Pureza que marcou mais uma sessão do ColoquiÁrias, desta vez, sob o tema  genérico Educar para a Paz. Durante as duas horas da sessão, foi possível clarificar o papel da escola do século XXI na promoção da Educação para a Paz, no sentido de uma PAZ mais exigente e ambiciosa; uma paz que nos leva à ação e não à aceitação passiva, que não questiona. Ultrapassando ideias redutoras e pré-concebidas, sem as desvalorizar, compete à escola reforçar a ideia e a tomada de consciência coletiva de que a PAZ não é um dado adquirido e que convoca múltiplas dimensões. Educar para a paz só pode ser educar para o combate às violências, não apenas físicas, mas estruturais e culturais. O pleno desenvolvimento de cada indivíduo, potenciando as suas capacidades de realização pessoal e de grupo, depende das  condições económico-sociais e políticas favoráveis, cumprindo-se deste modo um programa de PAZ estrutural e cultural.  Educar para a Paz só faz sentido como tarefa de educar para a instabilidade transformadora. 

Esta sessão foi a segunda ColoquiÁrias  e mais uma oportunidade de refletir (e de debater) acerca de temas inerentes à condição humana, com impacto na nossa ação educativa e enquanto cidadãos. 

Recordamos que a primeira ColoquiÁrias contou com o contributo do professor doutor Anselmo Borges, no dia 14 de outubro, no âmbito de Neotenia e dignidade humana.

Estas sessões contribuíram, certamente, para uma Escola mais humana e cada vez mais humanista, e com reflexos na sociedade que integra e com quem interage. 

Aguardemos, pois, as próximas sessões.