ODS 10: Reduzir as desigualdades

No ano letivo 2021/2022, várias turmas do Agrupamento foram ao encontro do ODS 10 Reduzir as Desigualdades.
Em articulação nos conselhos de turma, os professores dinamizaram atividades que permitiram aos alunos elaborar pequenas bonecas tradicionais africanas. Houve também envolvimento e colaboração dos familiares dos alunos na criação dessas bonecas – as Abayomis – bonequinhas de trapos, que reportam à época da escravatura, em que as mães as faziam para acalentarem os seus filhos, muitas vezes já durante as viagens em que eram levadas como escravas da África para as Américas.
As turmas a quem foi proposto o Projeto para a angariação de fundos, abraçaram o projeto com muito empenho e dedicação, tendo o valor angariado revertido para a associação ONG “ Mães do Mundo”, que atualmente está a apoiar Bissorã na Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo.
Com este apoio conseguiram adquirir 1 painel solar e 1 bateria, que foram entretendo instalados uma casa de uma família necessitada.
Através do painel solar essa família, consegue agora ter energia em casa e os seus filhos conseguem agora estudar nas divisões com eletricidade.
Agradecemos a todos os alunos, familiares e outras pessoas envolvidas para que tudo isto fosse possível.
É sempre gratificante saber que pequenos gestos, como estes podem melhorar vidas!
Bem-haja a todos.
Texto de Carolina Oliveira, aluna do 7ºD (2021/2022)