Agradecimento 7º A

No passado dia 14 de junho de 2022, entregamos à representante da Organização Não Governamental (ONG), “Mães do Mundo” , professora Conceição Manaia, a quantia que recolhemos, com a atividade realizada na Feira Medieval “No Tempo de Martinho Árias”.
Indo ao encontro do ODS 10, Reduzir as Desigualdades Sociais, durante o ano letivo, os alunos e respetivas famílias, foram confecionando as pequenas bonecas Abayomi, com o objetivo de oferecer o produto da sua venda à associação ONG “Mães do Mundo”, que labora na ajuda humanitária e cooperação na Educação em todos os países do Mundo e na procura de meios para o desenvolvimento Social e Cultural nesses países, de parcerias com outras associações e ONGs. Atualmente a associação está a apoiar Bissorã na Guiné Bissau, um dos países mais pobres do mundo. A origem das Abayomi reporta-se à época da escravatura em que as mães confecionavam estas pequenas bonecas com trapos, a fim de consolar os seus filhos quando choravam.
Porque vivemos num mundo global onde o vizinho não é apenas aquele que vive ao nosso lado, mas todos os que, mesmo distantes, nos tocam o coração pela sua vivência infeliz, decidimos abraçar a sugestão do professor Agostinho Vasco e seguir em frente na construção deste projeto. A ajuda das famílias foi fundamental e o projeto alargou-se à confeção de bolachinhas, bolinhos e salgados, gentilmente confecionados por mães, pais, avós. O resultado da venda destes produtos, na Feira Medieval, realizada nos dias 27 e 28 de maio e bem apregoados pelos alunos, é o nosso contributo para minorar o sofrimento daqueles que não têm as mesmas oportunidades de serem felizes como qualquer um de nós, e com isso oferecer o nosso pequeno contributo para a redução das desigualdades existentes.
Aos encarregados e às encarregadas de educação, envio o meu agradecimento, pela forma pronta com que acolheram este projeto e contribuíram com a vossa disponibilidade e empenho na sua concretização.
Aos alunos, parabéns pela vossa participação e dedicação.
Ao colega Agostinho Vasco, obrigada pela ideia.
Aos colegas dinamizadores da Feira Medieval, obrigada pela oportunidade.
A todos os que colaboraram…
Bem-haja a todos.
A Diretora de turma,