Fórmula da felicidade / La Formule du Bonheur / The formula of Happiness

Impulsionadas pelo desejo de, aliando às aprendizagens essenciais, criar momentos felizes e de reflexão, após dois anos de pandemia e algum isolamento, quisemos saber até que ponto os nossos alunos estavam e se sentiam felizes. Assim, iniciamos com os alunos da turma D do 9º ano este projeto anual eTwinning, em outubro de 2021. Neste projeto estiveram envolvidas escolas europeias de Espanha, Turquia, França, Polónia, Croácia, Alemanha, Irlanda e Roménia com as quais foi desenvolvido trabalho colaborativo nas disciplinas de Francês e de Inglês.
Primeiramente foi pedido aos alunos que respondessem à questão: “O que me faz feliz?”
Posteriormente questionaram colegas, professores, funcionários e famíliares sobre o que os tornava felizes.
Mais tarde e através de atividades realizadas em parceria com as outras escolas, responderam à questão : “Como posso ser mais feliz e fazer os outros mais felizes?”
Os alunos puderam não só enriquecer e ampliar o seu conhecimento lexical nas duas línguas estrangeiras, como utilizar, desenvolver e aperfeiçoar as aprendizagens relativas às TIC, usando ferramentas digitais como Canva, Emaze, Padlet, entre outras.
Quase a finalizar o projeto a nossa opinião é que não há fórmula para a felicidade. Os nossos alunos são felizes com a família ou com os amigos, a viajar ou a praticar um desporto. E a felicidade depende do valor que cada um de nós dá aos momentos que a vida nos vai proporcionando.
Sejam felizes!

As professoras,