Aplicações da trigonometria – uma aula prática de matemática

Qual é a altura aproximada de uma das paredes da escola? E do mastro da bandeira Eco-Escolas? E o ginásio? E a cantina

No exterior do edifício, utilizando os quadrantes, mediram o ângulo sob o qual avistaram o ponto mais alto do ponto escolhido, mediram a distância entre eles e a parede tomada como referência. A Trigonometria é um ramo muito importante da Matemática, é utilizada em diversas áreas e possui muitas aplicações, e foi isso que os alunos foram comprovar na realidade. De regresso à sala de aula, fizeram o esboço de um triângulo retângulo com as informações obtidas e os respetivos cálculos em grupo. No vídeo podem-se ver as várias etapas dessa aula.

Estas foram algumas das perguntas que a professora de Matemática, fez aos seus alunos do 9º ano. Para fazer a medição, os estudantes construíram um quadrante que serviu de teodolito caseiro (instrumento ótico utilizado para medir ângulos).