Em memória do Holocausto. Nunca esquecer.

Justo entre as Nações : Aristides de Sousa Mendes.

No Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é dever de consciência não esquecer o genocídio em massa de um povo, às mãos de uma ideologia totalitária que cometeu um dos maiores crimes contra a humanidade. É igualmente dever de memória honrar um dos heróis português, Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de vítimas de um final trágico. Este gesto valeu-lhe o título de «Justo entre as Nações», designação oficial dada pelo Yad Vashem, Memorial do Holocausto, em nome do Estado de Israel, a não-judeus que arriscaram a vida para salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Este foi o tema da atividade dinamizada com os alunos do 9ºano de escolaridade que envolveu a disciplina de História, em articulação com a Biblioteca Escolar, e que se traduziu na organização de uma exposição com trabalhos realizados pelos alunos e no visionamento e exploração didáctica do filme “Aristides de Sousa Mendes, o cônsule de Bordéus”.