Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2021

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) acontece desde 2009, normalmente na última semana de novembro, e tem por objetivo chamar a atenção para o alto impacto ambiental provocado pelos hábitos de consumo insustentáveis das nossas sociedades. Trata-se da maior campanha de consciencialização sobre a prevenção de resíduos na Europa.
A edição de 2021, que decorre de 20 a 28 de novembro, tem como tema “Comunidades Circulares”, desafia-nos a agir em conjunto para prevenir a produção de resíduos. Os tempos de pandemia e confinamento mostraram que as famílias e as pequenas comunidades podem desempenhar um papel importante na mudança de padrões de consumo e de produção mais sustentáveis. O foco da edição deste ano é na necessidade de envolvimento dos cidadãos, individualmente e enquanto comunidade, na necessidade de investir e valorizar localmente, na busca pelo desperdício zero e nas atividades circulares.
A produção contínua e constante de resíduos é uma das principais ameaças que o nosso planeta enfrenta. Combater este problema é uma responsabilidade partilhada entre todos, governantes, autoridades locais, escolas, associações e famílias. Trata-se de uma questão de cidadania. É necessário o sentido de responsabilidade e colaboração entre todos os cidadãos para, atuando em conjunto, se conseguir promover a economia circular e atingir o desenvolvimento sustentável, mantendo o equilíbrio entre os pilares ambiental, social e económico.
Reduzir o consumo, nomeadamente porque se reduz/elimina o desperdício, consumir tendencialmente local, adotar o comércio justo e inclusivo, promover comunidades circulares, são fatores importantes para nos aproximarmos de um futuro sustentável.