20.º Dia Europeu das Línguas

No âmbito do vigésimo aniversário do DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS, o(a)s docentes do Departamento de Línguas proporcionaram aos seus alunos diversas atividades linguísticas plurilingues, em contexto de sala de aula, com o intuito de os sensibilizar para a importância de conhecer e aprender línguas no mundo globalizante em que nos inserimos.
A visualização de filmes de autores estrangeiros, acompanhada de análise oral e/ou escrita, com vertente pedagógica; a realização de atividades linguísticas e socioculturais na sequência do visionamento de excertos, em várias línguas, do filme “O rei leão” (no 5ºano), bem como diversos desafios linguísticos e culturais foram as atividades apresentadas aos discentes dos diferentes ciclos de aprendizagem. Dos desafios propostos constavam um concurso (tradução /identificação de vocábulos e de línguas europeias), destinado aos alunos do 3ºCiclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário; a exploração de vocábulos árabes na nossa Língua por alunos do 9ºano ; a elaboração de um marcador, pelos discentes do 2º Ciclo, para o manual da disciplina de Inglês, no qual registaram algumas saudações em Inglês, Português e Francês; jogos didáticos realizados pelos alunos de Inglês do 2ºciclo, durante os quais se discutiu a importância da aprendizagem de uma língua estrangeira no mundo atual, a universalização do inglês como meio preferencial de comunicação entre povos; a realização do Jogo da Europa, dinamizado pela responsável pelo Gabinete Eurodesk da Escola, em que os discentes do 6º ano responderam a questões sobre a língua e a cultura dos países da União Europeia e, por último, mas não menos importante, a realização de entrevistas, nomeadamente, à Sra. Diretora do Agrupamento, a docentes e discentes, sobre a importância das línguas na internacionalização das escolas, levadas a cabo por aluno(a)s do Projeto Bookpackers, do Programa Erasmus+, sob a orientação da respetiva coordenadora.
A seleção cinematográfica, apreciada pelos discentes do 3º ciclo e Secundário, recaiu nos filmes em Inglês, “Spanglish”, de James Brooks; “My big fat Greek Wedding”, de Joel Zwick; e “The Hundred Foot-Journey”, de Lasse Hallstrom; em Francês, “ Les Vacances du Petit Nicolas” , de Laurent Tirard; “Le Sens de la Fête”, de Eric Toledano e Olivier Nakache; em Espanhol, “Campeones”, De Javier Fesser; e, por último, “ O Sonho de Wadjda”, do Plano Nacional De Cinema, para uma abordagem interdisciplinar de Português, P.A.C e Educação para a Cidadania.
Ao longo da semana, os discentes puderam, deste modo, contactar, de forma aprazível e dinâmica, com as diferentes línguas europeias, mergulhando no universo da escrita e/ou do audiovisual e do lúdico, que tanto fascina os jovens.