Ao Encontro das Palavras

No âmbito das atividades da Biblioteca da Escola 3/Secundária, em articulação com as disciplinas de Português e Literatura Portuguesa, a rubrica “Ao Encontro das Palavras” propiciou o encontro com a autora Vera Pedroso de Lima na Escola Martinho Árias de Soure. O dia 9 de junho brindou-nos, assim, com a presença singular da professora Vera que deu a conhecer a sua prosa poética num ambiente de partilha. A iniciativa envolveu as turmas A e B do 9.º ano e B e C do 10.º que levaram à descoberta da autora e da sua escrita, reunida na sua primeira publicação intitulada “Dentro de mim”.Para além da interação proporcionada, a iniciativa incluiu uma sessão de autógrafos e ainda um momento de desafio em que os alunos deram aso à sua criatividade e escreveram sobre emoções e afetos.
Obrigada professora Vera por ter regressado à nossa escola e por nos ter enviado esta expressiva reflexão. Foi esta a sua mensagem:
“É sempre difícil escrever sob pressão, escrever de acordo com um tema proposto, sobre o qual não nos tínhamos debruçado e com um tempo limitado
O repto foi lançado: uma folha em branco e um mar de possibilidades.
Quem somos nós perante essa mancha branca que nos confronta?
Os alunos acederam e fizeram uma reflexão sobre as pessoas que são, os sonhos e as expectativas que em si encerram.
Todos procuraram caracterizar-se, apresentando pontos fracos e fortes, sonhos e planos.
Uma aluna deteve a minha atenção, devido ao facto de revelar uma grande lucidez sobre o seu papel na sua construção e na sociedade.
Diz não conseguir discernir se o que quer é resultado da sua vontade, da sua ambição ou da influência das pessoas que a rodeiam e da vontade alheia.
Diz viver numa incerteza, mas quer ser melhor por si e pelos outros.
Não é o que todos queremos, pergunto?
Por isso envio um abraço a todos e a cada um, com votos de uma vida plena e feliz”.
Obrigada
Vera