Observatório de Saúde Mental de Soure

O OSMS é uma iniciativa da CPCJ, em protocolo com a CMS, e com a colaboração de várias organização / instituições, ente as quais a Comissão Nacional de Proteção de Menores e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
O objetivo geral é criar um OSMS que permita a promoção da saúde mental e a prevenção de doença, favorecendo uma intervenção o mais precoce possível, centrada na comunidade e nas parcerias resultantes do OSMS.
Numa fase inicial, onde colaboram docentes da Escola Superior de Enfermagem e profissionais do Centro de Saúde de Soure, pretende caraterizar-se o bem-estar e saúde mental das crianças e adolescentes do concelho. Para isso, está ser aplicado um questionário anónimo e confidencial, que não permite qualquer identificação dos respondentes. O objetivo não é identificar casos particulares nem fazer diagnósticos clínicos / psiquiátricos, mas sim ficar com uma ideia global da população.
De acordo com o Doutor José Carlos Santos, responsável pela implementação deste projeto, prevê-se que no final do ano seja apresentado o relatório do estudo.