No Tempo de Martinho Árias – Quadros de uma Sociabilidade Medieval

Decorreu esta semana, nos dias 24, 25 e 26 de maio, na escola secundária Martinho Árias, uma recriação histórica subordinada à temática “No Tempo de Martinho Árias – Quadros de uma Sociabilidade Medieval”.
No ano letivo transacto, o Agrupamento pretendia ter desenvolvido esta atividade que culminaria na apresentação de uma Feira Medieval na vila de Soure. No entanto, um quadro pandémico, que ainda perdura, inviabilizou o projeto. Deste modo, para que não se perdesse todo o trabalho já feito, decidiu proceder-se a filmagens de quadros cénicos do quotidiano medieval. Estas gravações funcionarão como recursos pedagógicos, passíveis de consolidar aprendizagens, nomeadamente no que se refere ao passado histórico de Soure, bem como à sua figura maior, Martinho Árias, no século XII, altura em que a vila constituía o limite da fronteira cristã a Sul, uma Finis Terra.
As gravações decorreram com grupos restritos de alunos e professores, salvaguardando todas as medidas sanitárias impostas pelo atual contexto de pandemia. Não se tratou de recriar uma feira medieval nos moldes tradicionais deste tipo de evento, até porque faltou a componente da relação vendedor/comprador, mas tentou dar-se apenas um vislumbre do que poderia ter sido o evento, se se tivesse concretizado em espaço público, tal como inicialmente previsto.
Todo o trabalho não teria sido possível sem o empenho de todos, nomeadamente em toda a logística necessária de trajes e adereços, bem como na idealização e execução de cenários, a cargo de funcionários da escola que disponibilizaram o seu tempo e a sua dedicação.
As imagens, depois de editadas, serão posteriormente divulgadas junto da comunidade educativa e documentarão de forma muito moderna três dias tão medievais quanto possível.