Projeto “Histórias para Miúdos e Graúdos”

No âmbito do Plano Nacional de Leitura 2027, no setor da educação de adultos, o Centro Qualifica viu aprovado um projeto ao Ler+Qualifica. O projeto intitula-se “Histórias para Miúdos e Graúdos” e visa a promoção da leitura como forma de entretenimento, de reflexão e de evasão, pretende, também, ampliar o conhecimento literário, proporcionando o diálogo intergeracional através da leitura de contos e histórias para os mais novos.

Serão envolvidos como participantes nas atividades formandos/as de processos RVCC e cursos EFA, bem como a equipa técnica dos cursos EFA e Centro Qualifica, contamos também as seguintes entidades parcerias: Rede de Bibliotecas de Soure; CLDS 4G Soure Toca a mexer e outras que se queiram associar.

Para prossecução dos objetivos estabelecidos iremos implementar as seguintes atividades:

Atividade 1 – Criação de recursos audio e audiovisuais elaborados por Auxiliares de Ação Educativa, TORVC, entre outras pessoas, em que é contada/dramatizada uma história por mês. As histórias narradas destinam-se a crianças, com recurso a livros do PNL e outros, as quais serão divulgadas nos canais digitais do Centro Qualifica e do Agrupamento de Escolas.

Atividade 2 – Sugestões de leitura efetuadas pelas equipas do Centro Qualifica e Cursos EFA a publicar mensalmente nos canais digitais do Centro Qualifica e do Agrupamento de Escolas.

Atividade 3 – Sugestões de leitura efetuadas pelos/as atuais e antigos/as formandos/as do Centro Qualifica e Cursos EFA a publicar mensalmente nos canais digitais do Centro Qualifica e do Agrupamento de Escolas.

Atividade 4 – Audiogravações de património oral (lengalengas, trava-línguas, lendas) contadas por candidatos/as com 65 ou mais anos, publicadas mensalmente nos canais digitais do Centro Qualifica e do Agrupamento de Escolas.

Atividade 5 – Jornadas PNL-balanço do projeto Histórias para miúdos e graúdos a realizar em dezembro de 2021.

Daremos início à divulgação dos resultados das atividades do projeto ainda no mês de fevereiro de 2021 nos canais digitais do Centro Qualifica (site e página do facebook) e do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure (site e página do facebook), assim, quem tiver perfil no facebook poderá colocar “um gosto” na página do Centro Qualifica e ir acompanhando as várias atividades.