Recanto do Orador – 7.º B

Inserido na comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, os alunos da Escola Martinho Árias assinalaram o Dia Nacional da Biblioteca Escolar com diversas iniciativas. Assim, nasceu o “Recanto do Orador”, com a rubrica “Personalidades”, levada a cabo pela turma de 7.ºB, numa parceria com a disciplina de Oferta Curricular, PAC (Pensar, Argumentar, Comunicar). Foram várias as caracterizações apresentadas, desde Albert Einstein, Picasso, Alice Vieira, Leonardo da Vinci, Jorge Fonseca (judoca medalhado a nível mundial), Daniel Radcliffe (ator na saga Harry Potter), John Bercow (ex-presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido) a Amália Rodrigues e Greta Thunberg.
O desfile de personalidades teve início numa primeira fase com as pesquisas e as caracterizações
orientadas pela Assistente de Francês, Lucie Garcia, e pela docente Hortense Sousa. Os alunos foram elaborando os textos à medida das suas descobertas, deslumbrando-se com algumas particularidades e excentricidades encontradas. Na construção de cada personagem, tiveram de desenvolver paralelamente a expressividade adquirida na prática da expressão dramática e envolver a comunidade escolar na aquisição de adereços.
No dia da apresentação, perante uma plateia maioritariamente constituída pela turma de 7.º A,
que a seguir irá concretizar uma tarefa semelhante, os alunos envolvidos mostraram que é  possível aprender com organização, autonomia e responsabilidade, com criatividade e sentido crítico, mobilizando saberes de várias áreas, sem perder de vista o desafio inicial de conquistar múltiplas literacias de forma lúdica.