Dia da Alimentação – A griffe da fruta

No dia 16 de outubro, realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação. A fim de mostrar a importância deste dia, na aula de português, desenvolvemos uma atividade a partir da leitura, descodificação de vocabulário e resumo da crónica “ A Griffe da Fruta” do humorista e jornalista, Ricardo Araújo Pereira.
Trata-se de uma crónica humorística, uma vez que o autor aborda, de forma divertida, o uso de etiquetas na fruta. A propósito deste tema, aborda, ainda, um outro – o colecionismo.
Fizemos o resumo oral do texto, referindo que o autor fala de uma forma irónica sobre as etiquetas da fruta e, consequentemente, do facto desta moda gerar diferenciação nas crianças que levam fruta para a escola.
Com a colaboração da professora Zélia Nunes e da professora Bibliotecária, Maria José Malo, apresentámos uma dramatização sobre as frutas e a sua importância, utilizando, para o efeito, alguns adereços alusivos a esta temática, bem como fruta natural, que a nossa professora de português, gentilmente, trouxe.
Esta atividade foi desenvolvida numa aula de 90m, tendo sido utilizado o auditório da escola para o efeito. No final, tivemos o prazer de degustar uma peça de fruta , devidamente etiquetada, com o objetivo de tornar a aula mais “saborosa”.
Recomendamos a leitura da crónica que pode ser encontrada na revista Visão que é uma das publicações disponíveis na nossa biblioteca, ou então pode ser lida online neste endereço:

Esperamos que se divirtam, tanto como nós!
Os alunos do 8ºE
Texto: Alexandra, Francisco e Maria Simões