Cerimónia de entrega de diplomas e certificados

No dia 13 de setembro, dia de abertura das atividades letivas, procedeu-se à cerimónia de entrega dos diplomas de conclusão do ensino secundário e dos certificados que distinguem os alunos que integraram os quadros de excelência e de valor no ano letivo 2018/2019. Foi um dia marcado pelo reconhecimento de quem se destacou pela excelência e pelo mérito, sendo uma inspiração para os trabalhos que ora se iniciam.
Presidiu à cerimónia o presidente do conselho geral, Fernando Cordeiro. A diretora, Luísa Isabel Pereirinha, abriu a sessão que contou com a presença do vereador da educação, Gil Soares e do presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, João Gante. Marcaram também presença presidentes de juntas de freguesia, a presidente da CPCJ, o presidente da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure e do Grupo Desportivo Sourense e o representante da Santa Casa da Misericórdia, para além de pais e encarregados de educação, alunos, professores e funcionários.
A cerimónia, cuja apresentação esteve a cargo da aluna Lara Mendes e da professora Margarida Carrington, foi marcada por uma forte componente cultural: um grupo de alunos, dirigido pela professora Edite Lopes, interpretou à flauta e cantou vários sucessos musicais nacionais e internacionais; a canção de Coimbra esteve presente pela voz de Jorge Rodrigues e acompanhamento musical de Basílio Fernandes e Paulo Bessa; o aluno João Pimentel, do grupo Art´ e vícios, e a professora Anabela Figueiredo declamaram o “Poema Ecológico”, de Álvaro Duarte Simões. Foram momentos únicos que dignificaram a cerimónia, os presentes e, sobretudo, os homenageados.
Foram ainda premiadas as turmas vencedoras do TOP Turma e atribuídos certificados e diplomas aos alunos que participaram nos projetos “Embracing Languages”, “Let’s Create the Biggest Reading Club in Europe” e “Etwinneros Viajeros”.
Os alunos que levaram o projeto “No Trilho da Água” à Mostra Nacional do Concurso “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, e à sessão distrital do Concurso Ideias de Negócio, como representante do concelho de Soure, receberam também o seu certificado de participação. Foi também entregue o Prémio de ilustração do Eco-código da Escola Básica e Secundária Martinho Árias.
Foi uma cerimónia que refletiu aquilo que o Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure hoje pretende ser: uma referência na formação de crianças, jovens e adultos e um foco produtor e difusor de cultura. Sendo a mais importante instituição de ensino do concelho, quer assumir-se como um espaço aberto a toda a comunidade capaz de projetar-se a si e as suas gentes para patamares de excelência. E, sobretudo, quer fazer melhor.