Programa eTwinning: Balanço de Atividades

Terminado o ano letivo, é altura de fazermos um balanço das atividades desenvolvidas que decorreram este ano na escola-sede do nosso Agrupamento.
Na sequência de informação veiculada no passado mês de março, no âmbito da participação da nossa escola no Programa eTwinning, um programa da União Europeia, que assenta no trabalho cooperativo entre escolas de vários países da Europa, com recurso à comunicação via Internet e, à semelhança das práticas letivas desenvolvidas nos anos letivos anteriores, no presente ano foi dada continuidade à realização de projetos neste âmbito, em parceria com outras escolas europeias. Os mesmos desenvolveram-se essencialmente em aulas de Língua Inglesa ou Espanhola, pois permitem a utilização destas línguas estrangeiras em contextos reais.

Assim, em harmoniosa colaboração com uma outra escola de Lisboa, da Escócia e Turquia, as turmas do C, D e E do 7ºano participaram ativamente no projeto “Embracing Languages” no sentido de constatar, por um lado, como as diferentes escolas e países abraçam a diversidade linguística existente nas suas salas de aula e, por outro lado, desenvolver atividades para melhor lidar com essa mesma diversidade contribuindo assim para a promoção da tolerância e respeito perante a diversidade linguística e cultural. Para tal, desenvolveram-se variadas atividades colaborativas e trocaram-se postais de São Valentim em várias línguas.
Feito o balanço do projeto com as escolas e alunos participantes, o resultado foi extremamente positivo dado o seu empenho e trabalho proativo, em alguns casos, com apoio das próprias famílias.

Um outro projeto, “Let’s create the biggest reading club in Europe”, envolveu as nossas turmas de 9ºano e escolas de Espanha, Itália, Turquia e Grécia. Tal como se poderá depreender pelo título, este projeto teve o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e literatura. No primeiro período, a obra selecionada foi “Lord of the Flies”, de William Golding, e foram organizados debates literários nas próprias escolas e entre as escolas parceiras; no segundo período, a obra mais votada foi “The Boy At The Top Of The Mountain”, de John Boyne. Em torno desta obra, decorreram diversas tertúlias, foram criados posters, apresentações da obra e debatidas ainda, em forum, algumas questões mais pertinentes relativas e este título. Dada a escassez de tempo no terceiro período, alterou-se a metodologia de trabalho: foram selecionados contos de diversos autores, criadas equipas multinacionais para, numa primeira fase e de forma colaborativa, responderem a algumas questões orientadoras e, posteriormente, produzirem videos.
Mais uma vez, há a elogiar o trabalho e empenho dos alunos que, imbuídos de um verdadeiro espírito europeu e de trabalho colaborativo, envolveram-se em debates e discussões muito profícuas relativamente às obras e textos em questão, e partilharam apresentações, ficheiros áudio e videos de grande qualidade.

A participação dos alunos do 10°C no projeto eTwinning “eTwinneros viajeros” chegou ao fim, sendo de elogiar o empenho dos mesmos e o resultado final alcançado. As últimas atividades realizadas de forma colaborativa entre os alunos portugueses, italianos, franceses e espanhóis culminaram com a realização de um quiz interativo relativo aos desafios culturais lançados no período anterior e com a elaboração de um livro digital sobre diferentes cidades desses mesmos países e o seu património cultural material e imaterial. Ao trabalharem individualmente e/ou a pares, tornou-se possível uma pedagogia diferenciada, um acompanhamento mais personalizado, o que facilitou a identificação, explicação e correção de erros de diversas índoles. Para além da articulação de conteúdos com a área disciplinar de História, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, com trabalhos de pesquisa sobre alguns dos monumentos do período medieval existentes na vila de Soure, foram igualmente abordados temas ou assuntos relacionados com a vivência social/pessoal, interesses e preferências dos alunos. Mais uma vez, é de salientar o recurso a ferramentas pedagógicas inovadoras, nomeadamente “Genial.ly” e a aplicação “learningapps”, entre outras, que permitiram diversificar as práticas pedagógicas e motivar os alunos para a aprendizagem de uma língua estrangeira.

Por fim, foi solicitada a atribuição do Selo Europeu de Qualidade para os três projetos ao Serviço Nacional de Apoio, que integra uma parceria internacional de 34 Ministérios da Educação europeus empenhados em apostar no desenvolvimento da aprendizagem nas escolas europeias.

Julho, 2019
Alexandra Duarte & Sílvia Ramalho