II Expo Empresas e Artes e Ofícios acolhe jovens empreendedores de Soure

No âmbito do programa “Imagine.Create.Succeed”, um grupo de dezasseis alunos do 9º ano, turma A, representou o Agrupamento de Escolas Martinho Árias na II Expo| Empresas e Artes e Ofícios, em Vila Nova de Poiares.
Durante 6 minutos, tempo destinado para a apresentação de cada projeto, os jovens empreendedores apresentaram ao júri a sua empresa, convenceram-no quanto ao seu objetivo e explicaram detalhadamente o programa de formação modular por eles concebido.
PENTA (Palavra, Ensino, Novidade, Trabalho, Aprendizagem) é o acrónimo do projeto criado com o intuito de combater a iliteracia informática, essencialmente de adultos e idosos.
Para cumprir tal desiderato, os jovens empreendedores criaram uma oficina de formação interativa presencial, ou à distância, na modalidade de workshop, com quatro módulos, de duas horas de duração cada. O módulo D – Learning by doing – permite contactar com as Redes Sociais e com o blog do Projeto.
Neste âmbito, a familiarização com as novas tecnologias engloba desde a produção de texto, à pesquisa na internet, passando pela criação de mensagens em email e pela comunicação nas redes sociais.
Para o sucesso do Projeto, os jovens empreendedores contaram com fantásticos parceiros: a Câmara Municipal de Soure, os Móveis Tralhão e a Biblioteca Escolar do Agrupamento.
O trabalho realizado foi desenvolvido pelos alunos, no Módulo de Educação para os Media, ao longo do segundo e terceiro períodos, na disciplina de Educação para a Cidadania.
À Câmara Municipal de Soure e ao Serviço Educativo, que prestaram total apoio na deslocação do alunos e na montagem do Stand de divulgação do projeto PENTA à comunidade, o nosso profundo agradecimento.
Aos jovens empreendedores, os parabéns pela forma responsável com que enfrentaram o desafio lançado.