Exposição “Brincar é coisa séria … a importância do sentir e viver as emoções”

A área temática abrangente que o Departamento Curricular da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure está a desenvolver ao longo do presente ano letivo: “Brincar é coisa séria…a importância do sentir e viver as emoções”, permitiu em todos os Jardins de Infância do Agrupamento, numa dimensão integradora com todas as áreas de conteúdo, domínios e subdomínios das Orientações Curriculares, uma abordagem transversal de aprendizagem na área da formação pessoal e social.
Há décadas que vários autores como Vygotsky (1984), defendem a ideia de que o brincar é uma atividade que contribui positivamente para o desenvolvimento da criança. Este pode ser linguístico, social, cognitivo, motor, físico, sensorial e afetivo.
Durante as brincadeiras as crianças começam a tomar decisões e a fazer escolhas, pois no ato de brincar todas as situações podem surgir. Brincar de modo espontâneo ou orientado é um modo sério de aprender… aprender a ser, aprender a fazer, aprender a estar…
A brincar por iniciativa própria ou mediante propostas intencionais foram-se tecendo, entrelaçando emoções,identificadas e simbolizadas de diversas formas nos diversos contextos de cada jardim de infância, mas, com um denominador comum, promover a literacia emocional das crianças.
Viver as emoções… sentir as emoções… expressar as emoções…
Não há emoções positivas ou negativas … talvez umas agradáveis e outras não… importante é perceber o que estamos a sentir e como o estamos a sentir…
Entrelaçando a área da formação pessoal e social das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar com a Estratégia para a Educação e Cidadania do Agrupamento e o referencial de educação para a saúde, pretendemos com esta exposição dar a conhecer alguns retalhos de oportunidades que ao longo do ano letivo foram acontecendo nos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure, numa articulação da temática com a rede de bibliotecas de Soure.
Porque o futuro começa hoje… com respeito por si próprio, pelos outros, pela criatividade, diversidade, estratégias, modos e tempos, cada grupo/turma foi fazendo um caminho em que o brincar proporcionou, num quadro muito sério de liberdade e responsabilidade, a expressão de emoções, competência a promover na área do desenvolvimento pessoal e autonomia (conforme área de competências – Perfil dos Alunos a Saída da Escolaridade Obrigatória)

Junho de 2019

Departamento Curricular da Educação Pré-Escolar
do Agrupamento de Escolas Martinho Árias- Soure