A Voz dos Alunos

A Voz dos Alunos, iniciativa sob a égide do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, compreende iniciativas, nas escolas, que dão a palavra às crianças e aos jovens sobre assuntos com relevância para a sua vida, para a vida em comunidade e, claro está, para a vida no mundo, favorecendo a sua  participação crítica e o seu envolvimento na busca de soluções para problemas sociais e políticos, enquadrados na educação para a cidadania. Este exercício reflexivo implica tomada de consciência e comprometimento em soluções pró-ativas que contribuem para o bem comum.
Neste propósito, a iniciativa, deste ano letivo, está direcionada para uma reflexão sobre os Direitos Humanos e sua articulação com os princípios, valores, visão e áreas de competência inscritos no Perfil dos Alunos.
Assim, à semelhança do ano passado, foi desenvolvido um conjunto de atividades pelos alunos do Agrupamento, em diferentes momentos, estando previsto o culminar destas num Forumque terá lugar a 30 de abril, pelas 14h30, na escola sede e cujo painel é composto por alunos, representantes de cada ciclo de ensino,  e moderado pelo Presidente do Conselho Geral.
 A plateia será composta por alunos, associação de estudantes, professores, membros dos diversos órgãos de gestão de escola, pais e encarregados de educação.
Espera-se que este acontecimento seja mais um contributo para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo, enquanto bem comum a preservar.