O teatro, a poesia e a música cantam a liberdade!

No âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de abril, alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Soure associaram-se às atividades promovidas pela Câmara Municipal de Soure, representando, cantando e recitando poemas ao serviço dos valores de abril. Saindo do espaço da sala de aula para o espaço concelhio, alunos do 6º A e 8º C presentearam o público aí presente com as atividades desenvolvidas durante as aulas de Expressão Dramática, uma das disciplinas da Oferta de Escola.
Acompanhadas à flauta pelos alunos Rui Ferreira, Rodrigo Viegas e André Pedrosa do 6º A, Ana Gonçalves e Diana Correia declamaram, com convicção e rigor, os poemas “ É tempo de União” e “ 25 de abril”, respetivamente, sendo este último da autoria de Catarina Coimbra.
Num cenário real e ficcionado, e imbuídos pelos valores de uma cidadania responsável e participada, os alunos do 8º C celebraram, com grande dedicação e entusiasmo, o Dia da Liberdade, oferecendo ao público a representação da peça de José Vaz “A Fábula dos Feijões Cinzentos”, adaptada pelas docentes Fernanda Ladeira e Margarida Carrington. Metáfora da ditadura vivida pelo povo português antes do 25 de abril de 1974, esta fábula narra a história de diversos “Feijões” que, um belo dia, se tornaram cinzentos, deslavados, em virtude da vil cobiça, opressão e prepotência. Nesta sátira social, três “Feijões” opressores reprimem o povo, as “Famílias Feijocas”, com a polícia, com a censura e enviam muitos jovens para a guerra. Todavia, a luta pela liberdade e igualdade de direitos leva os “Feijões” a insurgirem-se contra os seus opressores. Assim, os “Feijões cinzentos”, encarnados pelos alunos da turma supracitada, que foram deambulando no palco à medida que eram referidos por uma “avó” à sua “neta”, conseguiram recuperar as suas cores originais, simbolicamente, os seus direitos.
Através desta trama de cariz político-social, os alunos enalteceram, deste modo, os valores como a liberdade, a fraternidade, a paz e a harmonia.