Uma tarde diferente com as marionetas “Lili e Shakti”

No dia 22 de janeiro, alunos e professores da Oficina de teatro da Escola Secundária Martinho Árias encantaram os alunos do primeiro ciclo do Centro Escolar de Granja do Ulmeiro, com a representação teatral da obra adaptada de Gabriela Cunha “ Lili e os Conflitos”. Num palco improvisado, decorado com elementos rurais e painéis coloridos, as marionetas deram corpo e alma à história de Lili, narrada melodiosamente por uma “atriz amadora”, que se escondia atrás das janelas de uma casinha de trapos multicolores.
Lili, a personagem central da obra, tinha como confidente um cão, cujo nome Shakti lhe surgiu num sonho que ninguém entendia. Um dia, Shakti encontrara, ao pé da lagoa das rãs, a sua amiga chorosa, pois desencantada com um mundo de relações pessoais conflituosas. Numa atitude moralizadora, Shakti desmistifica os conflitos e orienta Lili a perspetivar o mundo de uma forma diferente, tornando-o harmonioso e pacífico através do respeito e do diálogo com os outros.
Tal como Shakti, esta representação teatral integrada no Projeto de Mediação escolar do Agrupamento de Escolas de Soure, pretendia, de igual modo, sensibilizar e orientar os alunos na resolução dos seus conflitos, contribuindo deste modo para o restabelecimento de eventuais laços quebrados e, consequentemente, para uma plataforma de convívio fraterno.