Umas Férias Singulares na Cidade-Luz!

No dia 21 de março, um grupo de 43 alunos de diversas turmas do 7º, 8º, 9ºanos, acompanhado por oito professoras e um guia turístico, partiu da Escola Martinho Árias, com destino à capital francesa, no âmbito de um projeto dinamizado pelas professoras de Francês daquela instituição.

Carregados de malas e de expetativas, os alunos foram à descoberta de uma cultura e civilização, da qual tinham apenas representações imagéticas oriundas dos manuais escolares e dos Mass Media.

Após uma longa viagem, a aventura destes jovens estudantes começou nas margens do rio Loire, onde puderam admirar a beleza arquitetónica de um dos inúmeros Palácios deste “Jardim de França”- Chambord. Seguiu-se o domínio do Rei Sol- o Palácio de Versailles– que os transportou para a corte de Luís XIV através dos seus aposentos reais, com particular destaque para a famosa galeria dos Espelhos, e dos seus jardins desenhados por André Le Nôtre.

Refeitos do cansaço pelo caminho percorrido, os jovens deslumbraram-se com a diversidade das espécies animais na Galeria da Evolução do Museu de História Natural e com a arte egípcia do Museu do Louvre, onde os aguardavam a Vénus de Milo, a deusa grega Nice (Vitória de Samotrácia) e a Mona Lisa rodeada de uma multidão de turistas de máquina fotográfica em punho, como o exigia a raridade da obra de arte. À noite, a bordo do bateau-mouche, Paris cintilava e encantava os alunos que iam contemplando a beleza arquitetónica do património cultural francês da famosa Île de La Cité, berço da cidade de Paris e da catedral de Notre-Dame, e da Île Saint Louis, nas suas margens esquerda e direita.

Esperava-os, no dia seguinte, emoções fortes e mágicas na Disneylândia!

Na despedida de Paris, deambularam pelas ruas de Montmartre, subindo a escadaria até à Basílica do “Sacré-Coeur “, ao lado da qual se encontra a célebre praça dos artistas- Place du Tertre. Num cenário artístico, o grupo de Soure, após se ter deliciado com os crepes franceses, pôde admirar os artistas a pintarem retratos, caricaturas, paisagens… sob os olhares curiosos e estupefactos dos transeuntes. Contrastando com este local pitoresco da capital, descobriu-se La Défense, bairro moderno do mundo dos negócios, onde se situa “La Grande Arche”, que se avista desde os jardins des Tuileries. Para coroar a visita parisiense, subiu-se ao último andar do monumento comemorativo do centenário da revolução francesa e ex libris de Paris- a torre Eiffel, que proporcionou aos alunos uma vista panorâmica única da cidade.

E foi com estas últimas imagens na memória que os alunos deixaram, com tristeza, Paris, os seus monumentos emblemáticos e as suas longas avenidas, que percorreram dia e noite, observando os hábitos e costumes da população francesa.

Após ter pernoitado em Poitiers, o grupo entrou de novo num palco de magia e de sensações de forte adrenalina, no parque do “Futuroscope”, que ofereceu um singular espetáculo noturno de luz e de efeitos especiais multimédia, antes de fechar as suas portas e o período de férias dos alunos.

No dia 27 de março, o grupo de alunos regressou a Soure, trazendo agora nas suas malas saudades da família e dos momentos vividos naquele país em forma de hexágono- a França.

Esta visita, que representa, sem dúvida alguma, uma oportunidade única de conhecer uma das cidades mais visitadas da Europa, contou com a generosidade da Câmara Municipal de Soure e das Juntas de freguesia de Soure e de Vinha da Rainha, a quem reiteramos os nossos agradecimentos. Agradecemos também a colaboração da comunidade escolar nas atividades desenvolvidas para a concretização deste projeto.

[nggallery id=65]

As professoras de francês