Mafra – “Memorial do Convento” de José Saramago

No dia 9 de novembro, os alunos do 12º ano, turmas A, B e C da Escola 3/S. Martinho Árias, realizaram uma visita de estudo a Mafra, no âmbito do estudo do romance de José Saramago, “Memorial do Convento”.

Durante a manhã, foi realizada uma visita guiada ao Palácio Nacional de Mafra, designada “Memorial do Convento – uma integração histórica”. Os alunos tiveram a oportunidade de percorrer as várias dependências do palácio/convento de Mafra, acompanhados por um guia que forneceu informações acerca dos vários espaços visitados, desde o exterior da basílica, passando pelos aposentos reais até à monumental biblioteca.

Na parte da tarde, decorreu um espetáculo de teatro, “Leitura encenada do Memorial do Convento”, uma produção cultural éter, apresentado no espaço conventual e resultante de uma adaptação do “Memorial do Convento” efetuada por Filomena Oliveira e Miguel Real.

Estas atividades proporcionaram não só o contacto com os espaços descritos no romance “Memorial do Convento”, estudado pelos alunos, mas também a fruição de um espetáculo dramático que pretende ser uma leitura inspirada e inspiradora deste romance de José Saramago.

As professoras: Amélia Oliveira, Cristina Morais, Gracinda Henriques e Margarida Carrington