Dia Internacional do Pi

Hoje é dia 14 de março, o que no calendário norte-americano é escrito da seguinte maneira: 3/14. Por isso, este dia é conhecido como o Dia do Pi, aquele mesmo das aulas de matemática (3,14…). Mas sabes que além de ser uma constante dos exercícios de matemática, o Pi possui muitas outras aplicações?
Poe exemplo, o músico Michael Blake compôs uma obra onde decidiu aplicar uma sequência de algarismos do Pi em vários instrumentos, utilizando cada algarismo como se fosse uma nota musical, criando uma escala e aplicando harmonias em vários instrumentos diferentes.

Os supercomputadores mais potentes já chegaram a calcular bilhões de dígitos do Pi, mas o recorde atual pertence a um cientista chamado Fabrice Bellard, que chegou a um total de 2,7 trilhões de dígitos utilizando um computador pessoal. Ele afirma que computadores caseiros são 20 vezes mais indicados para a tarefa do que supercomputadores.

Existem muitas curiosidades relacionadas com este número, por exemplo em inglês, o nome da constante (pi) e a palavra torta (pie) têm pronúncia idêntica. Por isso a tradição de comer tortas nesse dia. Mas como a constante tem íntima relação com as medidas do círculo, são aceites quaisquer pratos preparados em forma redonda.