Visita de Estudo a Conímbriga

No dia 16 de novembro, nós os alunos do 5º Ano, fizemos uma visita de estudo às Ruínas de Conímbriga.
Iniciamos a nossa visita junto à antiga estrada romana que tantas vezes comerciantes, personagens ilustres ou até simples visitantes percorreram para entrar na cidade. Pudemos tomar contacto com vestígios da civilização romana: observamos algumas casas romanas, de onde se destaca, a casa dos repuxos; o balneário público; o Fórum, o anfiteatro e o aqueduto, mandado construir por Augusto para abastecer a cidade.
Ao visitar Conímbriga é necessário passar também pelo museu monográfico inaugurado em 1962, e que guarda e expõe os achados. O espaço destinado ao museu é muito restrito o que levou a que as peças expostas fossem previamente selecionadas de modo a abranger as mais diversas áreas. Pudemos, através dos expositores, recolher informação que vai desde a numismática, às atividades rurais e artesanais e até mesmo ao lazer.
Assim preenchemos a manhã, visitando as ruínas, depois um momento de pausa para lanchar, e de seguida o museu.
Gostamos muito do que vimos, foi uma maneira diferente de aprendermos e vermos com mais pormenor alguns assuntos que já tínhamos dado nas aulas de História e Geografia de Portugal.
Chegamos à escola pelas 13 horas.

Grupo disciplinar de HGP