Viagens em Intercompreensão

No dia 15 de outubro de 2011 a Escola 3/Sec. Martinho Árias fez-se representar no Colóquio Histórias em Intercompreensão, promovido pelo Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.
A convite da Professora Doutora Helena Araújo e Sá, docente daquele Departamento, a professora de Área de Projeto da turma B do 12º Ano, Margarida Carrington, partilhou, no Workshop 2, intitulado Viagens em Intercompreensão, a experiência concreta de formação desenvolvida no ano letivo de 2010/2011, na Escola 3/ Sec. Martinho, no âmbito de uma sessão na Plataforma Galanet.
No início da comunicação a docente de Área de Projeto manifestou o seu agrado por poder dar “voz” ao trabalho levado a cabo por um grupo de dezanove alunos pré-universitários, do Curso de Ciências e Tecnologias, num projeto que reúne estudantes de diversas línguas românicas numa plataforma on-line.
Na sua exposição, a professora fez referência às Viagens em Intercompreensão realizadas até à data na escola onde leciona. Neste âmbito mencionou o trabalho colaborativo desenvolvido na Plataforma Galanet, no ano letivo transato, e apresentou aos participantes trabalhos produzidos pelos alunos, publicados nos Dossiers de Imprensa da Session Orizzonti Interculturali, disponível em http://www.galanet.eu/.
Explicou que, através de atividades de comunicação à distância, a plataforma visa uma abordagem intercultural das línguas e das culturas e envolve os participantes, tendo em conta os seus interesses e os temas que selecionam. Procurando dar resposta à unidade e à diversidade das Línguas Românicas envolvidas (Português, Francês, Espanhol, Catalão, Italiano e Romeno), a plataforma inclui atualmente as variantes extraeuropeias das Línguas Românicas do projeto.
Aludiu ainda a uma Sessão de Intercompreensão em contexto escolar, realizada na escola, após o trabalho colaborativo na plataforma. Salientou a participação dos alunos na Sessão denominada Arco-Íris Romanófono, através da dinamização de diferentes ateliers, nos quais foi promovida uma visita guiada , ora eram apresentadas as potencialidades a uiad participantes trabalhos produzidos pelos alunos, publicados à plataforma; foram apresentadas as potencialidades: favorecimentos e obstáculos da plataforma e foram partilhadas experiências e aprendizagens.
Referiu também a participação da turma no V Encontro Regional de Trabalhos de Área de Projeto, promovido pela Universidade da Beira Interior. A este propósito salientou o facto do Projeto Galanet ter sido selecionado pelo Júri para apresentação pública, no quadro dos projetos das Ciências Humanas e Sociais.
Informou sobre uma atividade de Intercompreensão a levar a cabo este ano letivo durante as Jornadas Culturais. Mencionou tratar-se de um Concurso Plurilingue, promovido pelo Departamento de Línguas, que terá como objetivos desenvolver a competência plurilingue dos alunos e simultaneamente incentivar o contacto com as línguas aprendidas em contexto formal ou não formal. O referido Concurso destina-se aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. As provas a realizar versarão sobre as seguintes línguas: Português, Francês, Espanhol, Italiano, Inglês e Alemão.
Na sessão plenária do Colóquio, foi aberto um momento de partilha em torno de três questões. A terceira questão centrava a atenção nos desafios que são identificados na abordagem da Intercompreensão nas práticas didáticas.
Um grupo composto por cinco docentes da escola participou na reflexão conjunta e apresentou as suas conclusões referindo ser difícil implementar, atualmente, um projeto desta índole, uma vez que as áreas curriculares não disciplinares de Estudo Acompanhado e Área de Projeto não fazem mais parte do currículo dos alunos, restando unicamente a área da Formação Cívica como espaço possível para a sua implementação. Tendo em conta a carga horária semanal atribuída a esta área e os objetivos que lhe estão subjacentes, o grupo de docentes frisou que, deste modo, se torna pouco viável a concretização de um projeto de comunicação à distância.

Por Margarida Carrington de Lemos