Exposição sobre “Manipulação da Fertilidade”

Com o apoio do Espaço J e no âmbito da disciplina de Biologia do 12ºano, os alunos das turmas A e B, desta disciplina, construíram uma exposição formada por dez quadros sobre “Manipulação da Fertilidade”.Durante a última semana do 1º período estes alunos fizeram visitas guiadas a algumas turmas.
A exposição pode continuar a ser visitada por toda a comunidade escolar no átrio do bloco A, da Escola 3/Sec. Martinho Árias, até à primeira semana de aulas. No final da exposição os visitantes podem verificar o que sabem através dum jogo informático realizado pela turma do 12ºD, turma do Curso Profissional de Informática.

Manipulação da fertilidade

Duma forma ou de outra, a reprodução na espécie humana tem uma dimensão social muito importante, visto que interfere significativamente na qualidade de vida das populações. Por um lado, em muitos países em vias de desenvolvimento, pelo facto dos planos nacionais de saúde não contemplarem o planeamento familiar, verifica-se um excesso populacional, enquanto que por outro lado, nos países desenvolvidos, nomeadamente em alguns países europeus, verifica-se um envelhecimento das populações devido ao decréscimo da fertilidade.
Mas para cada um de nós, os processos reprodutivos são também um assunto central. Na realidade, aquilo que todos pretendem é ter uma vida sexual segura e satisfatória que lhes permita decidir se querem ter filhos, quando os querem ter e com que frequência os querem ter. E este é, no fundo, o conceito de Saúde Reprodutiva, que além do direito à saúde sexual, pressupõe o direito de cada indivíduo a ser informado e a ter acesso a métodos de planeamento familiar à sua escolha, que sejam seguros, eficazes e aceitáveis e, ainda, a serviços de saúde adequados que permitam a intervenção médica de forma a ajudar casais que espontaneamente não conseguem ter filhos e a serviços de saúde que permitam às mulheres terem uma gravidez e um parto em segurança. Actualmente, existe um conjunto diversificado de serviços, técnicas e métodos que permitem, até certo ponto, manipular a fertilidade. Destes procedimentos fazem parte os métodos contraceptivos, que incidem sobre o controlo da natalidade, e as técnicas de reprodução medicamente assistidas, que tentam resolver problemas de fertilidade.

Note-se, porém, que o uso de contraceptivos e o recurso a técnicas de reprodução assistida não estão homogeneamente disseminados na população mundial, o que se deve ao facto destas questões serem influenciadas não só por factores de natureza científica, mas também de ordem económica, cultural, social, ética e religiosa.