Dicas TIC: Sincronização de ficheiros

A utilização de pen’s drives veio permitir uma maior mobilidade relativamente a outros suportes digitais, como meio de transporte de informação. No entanto, e por trabalharmos em casa e na escola, facilmente ficamos com os mesmos ficheiros distribuídos pela pen e o computador, sem que, por vezes, saibamos qual deles se encontra mais actualizado.

Para solucionar este problema, existem várias ferramentas, como o Microsoft SyncToy, que permitem sincronizar pastas e ficheiros entre uma pen drive e o computador, e vice-versa. Desta forma, mantêm-se actualizados os ficheiros entre a pen e o computador de uma forma rápida e eficaz.

O ficheiro de instalação do Microsoft SyncToy encontra-se disponível, apenas na versão em Inglês, para download aqui.

Como é que funciona o Microsoft SyncToy?

  1. Depois de aberto o programa, clique no botão “Create New Folder Pair” para configurar um par de pastas que pretende sincronizar. Este processo decorre em 3 passos:

  • Passo 1: Seleccione a pasta fonte (Left Folder) e a de destino (Right Folder) clicando nos respectivos botões “Browse”.

  • Passo 2: Seleccione o método de cópia de segurança que pretende utilizar:

  • Synchronize: Método que permite ter no lado esquerdo e no lado direito a mesma versão dos ficheiros, tendo em conta a data de modificação.
  • Echo: Copia apenas os ficheiros novos ou alterados da esquerda para a direita. Se algum ficheiro for eliminado ou renomeado no lado esquerdo, a acção tem eco também no lado direito.
  • Contribute: Semelhante ao método Echo, em que todas as alterações passam do lado esquerdo para o lado direito, no entanto os ficheiros eliminados do lado esquerdo não são removidos no lado da cópia, o lado direito.
  • Passo 3: Neste passo, introduza um nome para esta operação por forma a poder utilizar futuramente esta mesma configuração.

2 – Seleccione a operação pretendida e depois clique no botão “Run”. No final, ser-lhe-à mostrado um quadro resumo do processo.