PROGRAMA ERASMUS+: Evento de curta duração para formação conjunta de pessoal

No âmbito do projeto BOOKPACKERS AROUND EUROPE: inspiring journeys through past and present cultures, decorreu o primeiro encontro multicultural e plurilinguista de formação de professores, oriundos de diversos países, entre os dias 26 e 30 de novembro, na cidade de Izmir, na Turquia.
Integrado no programa do projeto supracitado, que visa a promoção e a partilha de leituras através de um intercâmbio escolar de cariz cultural e linguístico, este encontro, realizado na escola HGAL, em Izmir, reuniu docentes provenientes de diferentes escolas, com as quais foram estabelecidas parcerias, nomeadamente com a Espanha, Itália, Polónia e Turquia. Cada escola fez-se representar por uma equipa de três professores que apresentou diversas atividades / estratégias promotoras da leitura e da criatividade literária, com recursos diversos, entre os quais as novas tecnologias. No caso da Escola Martinho Árias, coube à docente Alexandra Duarte, (coordenadora e mentora do projeto), a apresentação da Rede de Biblioteca Escolar em Portugal: modelos de gestão e aquisição de fundos, dimensão didática da biblioteca escolar e atividades de promoção de leituras, com base nos trabalhos desenvolvidos no âmbito da biblioteca escolar do Agrupamento, gerida pela bibliotecária e docente Maria José Malo, presente na reunião, assim como a docente Fernanda Ladeira, em parceria com as atividades curriculares e no âmbito da disciplina de Inglês.
Este evento foi ainda palco de preparação e coordenação das mobilidades a realizar ao longo de dois anos, entre alunos e professores acompanhantes, da Turquia, Itália, Espanha (escola coordenadora do projeto), Portugal e Polónia.
Ao longo da semana, os professores participantes foram ainda agraciados com a visita a locais da “ pérola do mar Egeu”, representativos do património turco, acompanhados pela equipa da escola HGAL, que nos presenteou com a sua hospitalidade e carinho, o que nos merece um particular agradecimento pelos momentos vivenciados.