Paris Sera Toujours Paris!

Longas foram as horas de viagem e poucas as horas de sono para chegar à tão afamada e desejada capital francesa, cuja riqueza patrimonial fascinou os 53 alunos da Escola Martinho Árias, acompanhados por seis professoras.
Nem o cansaço, nem a sonolência os demoveram de sair do autocarro para descobrir um dos castelos do vale de Loire – Chambord. De telemóvel na mão, os nossos exploradores penetraram os espaços repletos de história, subindo pelas escadas de Leonardo Da Vinci. A viagem continuava e o deslumbramento aumentava à medida que se avistava a capital francesa.
O Palácio de Versailles foi a paragem seguinte. Os aposentos do Rei Sol, a Galeria dos Espelhos e os magníficos jardins de Le Nôtre encantaram os visitantes de Soure, quer pela riqueza e singularidade dos espaços dourados e coloridos, quer pela simetria e grandeza do espaço exterior. Seguiram-se os museus de renome como o da História Natural e o do Louvre. A Grande Galeria da Evolução no primeiro museu fez as delícias dos alunos. Mas, no Museu do Louvre, esperavam-nos a famosa Mona Lisa, a Vénus de Milo e toda a ala egípcia, para confirmar a beleza de que fazem eco os manuais escolares.
De igual modo, conhecer a Torre Eiffel representava, sem dúvida alguma, um dos pontos culturais mais altos da visita de estudo! A grande escadaria a subir para contemplar Paris não os fez desistir! O panorama valia o esforço! O deslumbramento pela capital francesa foi ainda maior no passeio de Bateau Mouche, de onde se avistou, ainda intacta, a célebre Catedral de Notre Dame.
Em Montmartre, a basílica do “ Sacré Coeur” e a praça dos artistas “ Place du Tertre” foram os últimos momentos culturais. Contudo, momentos lúdicos faziam também parte da visita e ninguém queria abdicar de visitar a EuroDisney de Paris, nem o Futuroscope, em Poitiers! Agora o encantamento chegava ao rubro: a magia da Disney e o mundo tridimensional do Parque de Poitiers faziam também parte do sonho destes jovens, que culminou com o espetáculo noturno “ La Forge aux Étoiles”, concebido pelo Cirque de Soleil .
De alma cheia, se fez o caminho de regresso. Os alunos recordarão certamente com saudades estes dias memoráveis, tanto pelo enriquecimento cultural, como pelos momentos de partilha e de convívio fraterno presentes ao longo da visita. Para concretização deste projeto, contribuíram a nossa Escola, a Câmara Municipal de Soure, e ainda, as Juntas de Freguesia de Soure, Vinha da Rainha, Samuel, Gesteira-Brunhós, Degracias e Vila Nova de Anços, para quem vão os nossos agradecimentos.