PAES – Programa Alternativo de Educação e Socialização

No âmbito do PAES – Programa Alternativo de Educação e Socialização (uma parceria entre a CPCJ de Soure e o Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure), a CPCJ promoveu a participação de oito jovens no projeto “Um dia na prisão”.
O PAES, criado com o objetivo de “proporcionar aos jovens uma resposta educativa adequada às suas necessidades”, dirige-se a jovens cujos comportamentos são passíveis de pôr em causa o seu bem estar e desenvolvimento integral.
Neste contexto, no dia 9 de maio, no Estabelecimento Prisional Especial de Leiria (Prisão Escola), estes jovens viveram um dia diferente: passaram por uma simulação do que é viver em ambiente prisional, sentiram o que significa estar privado da liberdade e conheceram um pouco de todas as facetas da vida prisional, na ótica de um recluso. Ouviram o testemunho de reclusos sobre o percurso de vida que os encaminhou para aquele destino e tiveram oportunidade de refletir sobre as consequências das suas escolhas e sobre a ideia de que o futuro é construído por cada um de nós, através de um debate moderado pela psicóloga coordenadora do projeto.
Uma semana antes, os jovens, em ambiente escolar, tomaram conhecimento de que iriam participar neste projeto através da ação de sensibilização “Para o exercício de uma cidadania responsável e prevenção da criminalidade”, dinamizada por técnicas da CPCJ e diretoras das turma envolvidas.
Posteriormente, também em contexto de escola, os jovens participaram ainda numa sessão de debate e reflexão sobre o impacto que este dia poderá ter nas suas futuras escolhas e no seu projeto de vida. A ideia de que a prisão é um local onde não desejam voltar e que traz arrependimento a quem por lá passa ficou patente. O afastamento da família e dos amigos, relatado pelos reclusos com quem tiveram oportunidade de dialogar, foi um dos pontos que mais os marcou.