Não ignores as doenças cardiovasculares, prevenir é o melhor remédio

No âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais, do 9.º ano, desenvolveram-se, no passado dia 19 de fevereiro, durante a manhã, no auditório da escola Martinho Árias, duas sessões de sensibilização/esclarecimento dirigidas a todos os alunos do 9.º ano. A atividade organizada pelos professores de Ciências Naturais, do 3º ciclo, contou com a presença da Dra. Joana Guimarães, médica interna da especialidade cardiologia, do CHUC.
As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos. podem ser de vários tipos, sendo as mais preocupantes a doença das artérias coronárias e a doença das artérias do cérebro. A grande maioria das doenças cardiovasculares são provocadas por aterosclerose, que se caracteriza pelo depósito de placas de gordura e cálcio no interior das artérias, dificultando ou impedindo mesmo a circulação sanguínea. São exemplos de doenças cardiovasculares a angina de peito, o enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
O acidente vascular cerebral e o enfarte do miocárdio são as principais causas de morte em Portugal e segundo a Organização Mundial da Saúde as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo.
As doenças cardiovasculares estão associadas a um conjunto de fatores de riscos. “Alguns não podem ser modificados, como a hereditariedade, o sexo e a idade. Outros, pelo contrário, podem ser modificados com medidas de estilo de vida e medicamentos”, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia. São fatores de risco a diabetes, o colesterol elevado (LDL), hipertensão arterial, o excesso de peso e obesidade, tabagismo, stresse e álcool, por isso, é fundamental, entre outros aspetos, adotar estilos de vida saudáveis, fazer uma alimentação equilibrada, diminuir a quantidade de sal e praticar exercício físico. Foi neste contexto que se realizaram no auditório, no passado dia 19 as Sessões subordinadas ao tema: Não ignores as doenças cardiovasculares, prevenir é melhor que remediar. Os alunos revelaram grande adesão, tendo participado com muito interesse e levantando várias questões à médica convidada.
Os professores de Ciências Naturais agradecem, ainda, aos colegas que disponibilizaram os tempos das suas atividades letivas e acompanharam os alunos ao auditório permitindo que esta atividade fosse possível.