Escritor Professor Doutor Paulo Franchetti

A convite do departamento de Línguas, o Professor Doutor Paulo Franchetti, crítico literário e escritor brasileiro de inúmeras publicações honrou-nos com a sua presença na Escola Martinho Árias, ontem, dia 18 de novembro.
Após uma breve visita guiada às instalações, o Professor foi conduzido ao Auditório da escola para dar uma lição aos alunos do 11º ano de Literatura Portuguesa.
Fazendo uso de um discurso emotivo e cativante, Franchetti captou a atenção dos jovens adolescentes pela naturalidade com que deu vida aos protagonistas dos livros de Eça de Queirós, Camilo Pessanha, Machado de Assis, entre outros.
Num ambiente intimista, alunos e professores de diversas áreas disciplinares, (das ciências sociais e humanas, às línguas estrangeiras e materna) vivenciarem uma experiência única de questionamento sobre a leitura de textos literários. A título de exemplo recordamos algumas questões: – Qual o conhecimento que a literatura nos traz? – O que se aprende quando se lê um romance que não pode ser aprendido num curso de história, ou num filme, ou num jogo de computador? Ou ainda – Como contornar as dificuldades crescentes que os alunos sentem com a leitura de textos do passado?
Em franca comunhão com a atualidade, o professor fez referência ao Kindle e a outros dispositivos, com os quais o problema da descodificação do vocabulário diminui. Um simples toque na palavra e o dicionário é consultado, como acontece ao percorremos uma obra de Camilo.
O Departamento de Línguas agradece ao Professor Doutor Paulo Franchetti toda a disponibilidade, bem como a amabilidade em partilhar o seu vasto conhecimento.