“A Soure(s)”

Aliámos ao sonho uma grande determinação e capacidade de trabalho o que tornou possível a realização de uma atividade espetacular: visita de estudo a São Miguel! No âmbito das disciplinas de biologia-geologia, física- química e do projeto de cidadania relacionado com a interculturalidade fomos, 9 alunos do 11.ºA e 26 do 11.º B da Escola Básica e Secundária Martinho Árias, aos Açores aprender muito fora da sala de aula!

Entre 24 e 29 de fevereiro visitámos diversos lugares e instituições emblemáticas do Arquipélago, com forte ligação à rica atividade vulcânica que ali cria condições absolutamente singulares. Ficámos alojados na pequena vila de Rabo de Peixe e a partir desse “quartel-general” saímos diariamente para descobertas incríveis: fábrica do Chá Gorreana, Observatório Vulcanológico dos Açores, Central Geotérmica do Pico Vermelho, CIVISA (Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores), Fumarolas e nascentes termais das Furnas, Parque Terra Nostra, Lagoa das Sete Cidades, plantação de ananases “Arruda” e Museu Carlos Machado. Também visitámos a universidade e tivemos oportunidade de perceber a importância do controlo sísmico, devido ao contexto geológico do arquipélago. Aprendemos também sobre a sua formação e a influência do vulcanismo na atualidade. Em cada um destes lugares aprendemos um pouco mais sobre os Açores e complementámos com observações in loco muito do que já havíamos estudado.

Esta viagem permitiu-nos, igualmente, adquirir muitas competências para além das específicas de cada uma das disciplinas envolvidas, uma vez que também tivemos de planear, fazer contactos, analisar orçamentos, angariar fundos, tomar decisões e assumir responsabilidades, sempre trabalhando em equipa. Foi, efetivamente, uma experiência fantástica em termos de aprendizagem ativa e de fortalecimento de laços entre todos! Ficam para sempre na memória as paisagens deslumbrantes que apreciámos e os muitos momentos de partilha vividos!

Terminada esta visita, é tempo de olhar para trás e fazer os agradecimentos necessários a todas as entidades e pessoas singulares que colaboraram com as turmas no sentido de facilitar esta viagem, tanto a nível financeiro como logístico. Destacamos, naturalmente, a Câmara Municipal de Soure que nos proporcionou o transporte de ida para o aeroporto e regresso. Para o fim fica um agradecimento muito sentido aos professores que nos apoiaram desde o primeiro momento e que tornaram possível esta fantástica aventura: Professora Clara Luís, Professora Gracinda Henriques, Professor José Carlos Fernandes e Professora Maria João Machado.

João Pimentel, Pedro Mendes, Inês Felício, Carolina Baptista