A Escola Básica de Soure celebrou, no dia 11 de novembro, o tradicional Magusto, reunindo alunos, docentes, auxiliares e um elevado número de encarregados de educação do 1.º e do 2.º ciclos, num dia de convívio marcada pelas tradições de São Martinho.
Durante a manhã, recebemos os alunos do J.I. de Soure para um momento de partilha musical. As crianças cantaram algumas músicas, ouviram as canções preparadas pelos alunos do 1.º ciclo e, no final, cantaram juntos, celebrando a data de forma alegre e colaborativa.
No período da tarde, a iniciativa integrou um momento de animação musical protagonizado pelas turmas do 1.º e 2.º ano, que interpretaram o tema “O São Martinho”, alusivo ao outono. As turmas do 3.º e 4.º ano deram continuidade ao programa com a interpretação musical “O homem das castanhas”. O momento musical foi terminado em apoteose por todas as turmas com o tema “1, 2, 3 castanhas” o que contribuiu para o ambiente festivo vivido na escola.
Como manda a tradição, algumas castanhas foram assadas na fogueira, que serviu também de ponto de encontro para as brincadeiras típicas desta celebração. Entre risos e entusiasmo, muitas crianças aproveitaram para saltar a fogueira, sempre sob supervisão dos professores, e participar na habitual brincadeira de “enfarruscar” o rosto com as cinzas, um dos costumes mais apreciados nesta data.
A forte adesão dos encarregados de educação reforçou o caráter comunitário do evento, que, segundo a organização, visou promover a preservação das tradições culturais e fortalecer os laços entre a escola e as famílias.



