O Agrupamento de Escolas Martinho Árias assinalou um conjunto de atividades dinâmicas que mostraram o lado mais prático, divertido e surpreendente da disciplina de Matemática.
Os alunos participaram em diversas iniciativas que uniram o raciocínio lógico, a experiência e a tecnologia. Entre as atividades desenvolvidas, houve um dia dedicado aos jogos matemáticos, onde os alunos se envolveram em desafios de estratégia, cálculo mental e lógica que promoveram o pensamento crítico de forma lúdica e inclusiva. Foram ainda expostos alguns trabalhos dos alunos.
Outro momento, foi o Dia STEAM, com a presença de dois docentes da Associação de Professores de Matemática, o presidente Joaquim Pinto e a professora Marisabel Antunes, durante o qual os alunos tiveram oportunidade de programar o TI-Innovator™ Rover, um robô que funciona em articulação com uma calculadora gráfica. Esta atividade permitiu explorar conceitos de geometria, programação e resolução de problemas, revelando o potencial da matemática aplicada à robótica.
Realizou-se ainda a Final de Cálculo Mental, onde os alunos Miguel e Rodrigo, do 8.º ano e Serena, do 7.ºano se sagraram vencedores após várias rondas de desafios rápidos e exigentes. A prova envolveu rapidez, precisão e domínio de estratégias mentais de cálculo.
A celebração terminou com uma aula ao ar livre de Trigonometria, dirigida aos alunos do 9.º ano. Aproveitando o espaço exterior da escola, os alunos realizaram medições e experiências práticas para compreender as razões trigonométricas, num ambiente diferente e motivador.
Estas iniciativas demonstraram que a Matemática está em todo o lado — nos jogos, na natureza, na tecnologia — e que aprender pode ser também uma experiência divertida, criativa e interdisciplinar.
Porque a Matemática é para todos… e está em tudo!