Três professoras da nossa escola participaram recentemente numa mobilidade Erasmus+ na cidade de Split, Croácia, onde frequentaram o curso “Secondary Math: Engaging Real-World Application and Strategies”.
Esta formação, integrada no projeto Erasmus+ de desenvolvimento profissional docente, teve como principal objetivo aprofundar estratégias inovadoras para o ensino e aprendizagem da Matemática, explorando métodos que promovem o envolvimento ativo dos alunos.
Ao longo de uma semana de intensa partilha e aprendizagem, as docentes tiveram oportunidade de experimentar e refletir sobre diferentes abordagens pedagógicas, nomeadamente:
- Aprendizagem Baseada em Jogos (Gamificação);
 - Aprendizagem Cooperativa;
 - Sala de Aula Invertida;
 - Aprendizagem Baseada em Projetos;
 - Narrativa como ferramenta de ensino.
 
Estas metodologias permitem tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas, participativas e significativas, incentivando os alunos a aplicar conhecimentos matemáticos em contextos reais e desafiadores.
Para além do enriquecimento profissional, as participantes integraram-se num programa cultural que proporcionou uma imersão na história e na cultura croata, com visitas a locais emblemáticos de Split e momentos de convívio intercultural com professores de vários países europeus.
Esta experiência contribuiu não só para o crescimento pessoal e profissional das docentes, mas também para a internacionalização e modernização das práticas educativas da nossa escola, reforçando o compromisso com uma educação inovadora e de qualidade.

