Integrado no Projeto “AEMAS – uma janela aberta para o conhecimento”, a professora Clara Grebe (Inglês) teve oportunidade de participar numa mobilidade Erasmus+ e frequentar um curso de formação da Europass Teacher Academy , subordinado ao tema “Criação de Conteúdos com Inteligência Artificial para Educadores”, entre os dias 23 e 28 de junho último, na maravilhosa cidade de Florença, em Itália.
As aprendizagens realizadas incidiram na potenciação de ferramentas educativas com assistentes de Inteligência Artificial (IA), para a criação de materiais educativos e estratégias inovadoras, facilitadoras da diferenciação nas aprendizagens . Os participantes aprenderam a gerar imagens e infográficos interativos, criar apresentações dinâmicas com recurso a geradores baseados em IA, desenvolver vídeos e aulas interativas, bem como planear atividades gamificadas com apoio de aplicações inteligentes.
Esta formação inovadora aliou a tecnologia, o pragmatismo e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem, num ambiente de permanente experimentação e criação de estratégias relevantes para trabalhar com os nossos alunos, numa altura em que novos e grandes desafios se apresentam nas escolas.
A partilha entre educadores de vários países (Espanha, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Turquia) proporcionou experiências muito positivas e sinergias que contribuíram para o pleno sucesso desta mobilidade. Ainda digno de nota, a inexcedível dedicação da entidade promotora, a disponibilidade e competência da formadora e o simpático acolhimento na Europass Teacher Academy, em Florença.