Projeto ROC: mobilidade no AEMAS

No âmbito do projeto Rangers of Change, enquadrado no programa Erasmus + e coordenado pela docente Alexandra Duarte, decorreu a quarta mobilidade, agora, em solo luso, entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março. Este encontro multicultural e plurilinguista reuniu alunos e professores, provenientes de escolas dos países parceiros- Espanha, Grécia, lituânia e Roménia- imbuídos do mesmo espírito de proteção do planeta, através de boas práticas ambientais, de que são exemplos as diversas iniciativas desenvolvidas pelos alunos da nossa escola, nomeadamente sinalética para a poupança de energia e feira das trocas, entre outras. Integrado no programa do projeto supracitado, os alunos estrangeiros, recebidos calorosa e gentilmente pelas famílias dos nossos alunos, tiveram a oportunidade de mergulhar no universo escolar e cultural português, ao acompanhar os colegas nalgumas atividades letivas e ao confraternizar nos momentos de lazer e de cultura. Com o objetivo de consciencializar para a preservação do meio ambiente, diversos foram os locais selecionados percorridos pela comitiva ROC, desde o parque dos Bacelos, onde plantaram simbolicamente árvores, à Ersuc, em Vil de Matos e à Ecogrés em Ílhavo, uma das fábricas de grés mais sustentável do mundo. Em Aveiro, todos os participantes envolvidos no projeto navegaram nas águas da laguna da Foz do Vouga, vulgo Ria de Aveiro, precisamente no Salgado da Ria de Aveiro, no qual seguiram a Rota Birdwatching, a cargo da empresa Sterna Aveiro Ria Tours & Birdwatching. Ao longo do trajeto, subiram o Canal da Veia (artéria principal para a entrada de embarcações para o antigo Porto Comercial) para observar a nidificação de algumas aves (corvos marinhos, garças, gaivotas) e os palheiros onde os marnotos colocavam as suas alfaias. Simultaneamente, ouviram-se histórias / estórias sobre a produção de sal, o abandono das salinas, o tratamento/a faina do bacalhau. Por fim, foi possível acompanhar parte do processo de produção de ostras da empresa Ostraveiro, a partir do berçário até à retirada da água, atividade que culminou na degustação de ovos moles, doce típico da região.

As iniciativas culturais estiveram também presentes nesta jornada linguística com a visita a Coimbra, concretamente à Europe Direct, à Universidade de Coimbra e à Câmara Municipal desta cidade.

O vasto e diversificado programa, que teve início com a receção, em língua inglesa, feita pelos representantes máximos da escola e da Câmara Municipal, e pela coordenadora do projeto, culminou com grande animação e festa inclusiva, pois “Ensinar e Aprender é uma festa!”

A todos quanto participaram nesta aventura ecológica e internacional, o nosso muito obrigado, em particular à Câmara Municipal de Soure que tornou possível a concretização desta mobilidade ao mais alto nível.