Bachillerato Noturno de Gijón visita o Centro Qualifica

Entre os dias 4 e 8 de março de 2024 um grupo de 6 estudantes adultos e 2 professores da escola IES Padre Feijoo, através do programa Erasmus+, visitaram o Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure com especial enfoque no funcionamento dos cursos profissionais e das ofertas na área da educação e formação  de adultos que o Agrupamento disponibiliza.

O projeto tinha como objetivos promover a entrada na vida adulta destes jovens adultos estudantes do ensino noturno; promover a cidadania europeia, fomentar o conhecimento de outras línguas, culturas e cidadania europeia. Durante uma semana puderam conhecer um pouco mais da realidade da vila de Soure, visitaram os cursos profissionais que o Agrupamento disponibiliza realizando algumas atividades demonstrativas de cada curso como a elaboração de cocktails e de um podcast testemunhando a sua semana. Durante este período apresentaram a sua região e escola quer a estudantes dos cursos profissionais quer a adultos envolvidos em atividades da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure, ficaram a conhecer o funcionamento dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) – escolares e profissionais – tendo falado com formandos que frequentam o RVCC escolar e na saída profissional de Técnico Auxiliar de Saúde. Visitaram a cidade de Coimbra, nomeadamente a Baixa da cidade, a Alta e a Universidade de Coimbra, bem como as Ruínas Romanas de Conimbriga e o seu museu. Perceberam as diferenças existentes entre o percurso formativo que frequentam na localidade de Gijón e o funcionamento dos cursos de Educação e Formação de Adultos que o Agrupamento disponibiliza. A última atividade da semana foi destinada a um aprofundamento das diversas oportunidades de aprendizagem internacional que a União Europeia disponibiliza para os jovens. Para o Agrupamento de Escolas Martinho Árias, o seu Centro Qualifica e os cursos profissionais, esta foi uma experiência muito rica e interessante pois permitiu que os nossos  estudantes e formandos enriquecessem o seu conhecimento sobre a realidade espanhola. Aos docentes possibilitou uma maior compreensão do sistema educativo espanhol, o qual possui algumas diferenças face ao sistema português em virtude da organização administrativa regional de Espanha. Para o Agrupamento, esta foi ainda uma possibilidade de se afirmar no contexto europeu como uma entidade de referência que consegue organizar mobilidades de aprendizagem de qualidade no âmbito do programa Erasmus + independentemente do setor de ensino a que se destinam.