AEMAS em Salonica

Iniciou-se a 21 de outubro mais uma mobilidade no âmbito do programa Erasmus+. O projeto ROC (Rangers of Change) proporcionou novas experiências no domínio da temática do ambiente a quatro alunas do 9.º ano da ESMA (Escola Secundária Martinho Árias), tendo possibilitado conhecer, igualmente, a cultura e a civilização gregas. Num voo com escala em Atenas, as alunas seguiram para Salonica, onde aguardavam as famílias que as iriam acolher.
A semana começou com uma receção calorosa na escola Second High School of Eleftheriou Kordelio e com a ida a Environmental Education Centre of Eleftheriou-Kordelio. Nesse local, tiveram a oportunidade de desenvolver atividades sobre as causas e os efeitos das alterações climáticas, bem como a forma de mitigar esse impacto no ambiente, através da tomada de consciência da necessidade de se mudarem comportamentos. O primeiro dia terminou com o visionamento do documentário Mediterranean, Life Under Siege que alertou para as consequências da ação humana sobre a natureza, o que permitiu refletir sobre alguns riscos desconhecidos da maioria dos jovens presentes.
Ao longo da semana, foram efetuadas várias visitas com vista à descoberta de alguns aspetos históricos e culturais da cidade e dos seus arredores. Em Salonica, visitaram a White Tower onde se informaram sobre o grande incêndio que ocorreu em 1917 e, no topo da torre, tiveram acesso a uma vista panorâmica sobre a cidade e a sua orla marítima. Descolaram-se ainda ao museu da água (Water Supply Museum of Thessaloniki) e ao museu policêntrico de Agai (The royal metropolis of ancient Macedonia), tendo este contribuído para enriquecimento dos conhecimentos sobre a história da Grécia Antiga.
Realizaram-se ainda palestras sobre a União Europeia, em particular sobre os privilégios de cada cidadão europeu. Foi igualmente possibilitado o contacto com a natureza na vinha de Gerovassiliou, nas quedas de água de Edessa e no Centre of Education for the Environmental and Sustainability onde efetuaram vários jogos sobre os problemas ambientais.
Já no último dia, cada grupo de alunos apresentou o seu país e a sua escola, no palco do centro cultural de Kordelio. As atividades culminaram em danças tradicionais gregas que contaram com a participação de todos os presentes.
Durante o programa de mobilidade, construíram-se laços de amizade entre os participantes dos países envolvidos, entre estes e as famílias de acolhimento.
Por fim, ficam os agradecimentos às professoras Alexandra Duarte e Hortense Sousa, às famílias e às escolas. Aguarde-se com saudade a próxima mobilidade prevista para fevereiro, em Soure.