Estudantes do 10º ano descobrem património romano na Europa

O Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, no âmbito do projeto “Omnes Viae, All the Roads, Todos Los Caminos” permitiu que 22 estudantes a frequentarem o 10º ano no agrupamento, conhecessem o património romano em vários países europeus. Este é um projeto financiado pelo programa Erasmus+ e coordenado por uma escola espanhola e tem como entidades parceiras, para além do agrupamento de escolas de Soure, uma escola da Roménia e outra da Grécia.

Em março de 2022 foi a vez de o agrupamento receber os colegas estrangeiros, uma comitiva com cerca de 25 participantes, e mostrar-lhes os vestígios romanos existentes no concelho de Soure, mas também em Condeixa-a-Nova e Coimbra. Durante uma semana foi possível a todos/as os/as intervenientes aprenderem mais sobre a temática do projeto e crescerem pessoal e profissionalmente através das diversas interações que foram possibilitadas entre todos/as os/as participantes (estudantes e docentes).

Este projeto tem como objetivos o aumento de conhecimentos sobre o património romano na Europa, especialmente a aprendizagem da importância das vias romanas durante o império romano e a influência destas infraestruturas para o ordenamento territorial ainda hoje em vigor nos países envolvidos.

Através de atividades desenvolvidas em sala de aula e complementadas pelas mobilidades a Mérida (Espanha); Bucareste (Roménia) e Paiania (Grécia) os/as estudantes puderam conhecer mais sobre a civilização romana, desenvolver as suas competências em língua estrangeira, interagir com colegas de outras culturas e nacionalidades, aprender mais sobre as diferentes culturas presentes no projeto e desenvolver o seu sentido de cidadania europeia.

Apesar da pandemia por covid-19 que fez adiar o fim do projeto, no presente ano letivo o agrupamento conseguiu dar continuidade a este projeto e permitir a estes/as estudantes uma experiência inesquecível a todos os níveis, experiência essa, que de outra forma e sem o apoio do programa Erasmus+, seria impossível de concretizar. Como resultado do projeto verificamos que os/as estudantes estão mais motivados para participarem em atividades internacionais de aprendizagem e que reconhecem a importância destas atividades para o seu desenvolvimento pessoal e educativo.