Os BOOKPACKERS em Cracóvia, Polónia

No âmbito do projeto Bookpackers do programa ERASMUS+ do Agrupamento De Escolas Martinho Árias, um grupo de 6 alunos acompanhado pela coordenadora do projeto, a professora Alexandra Duarte, e pela professora Fernanda Ladeira, teve a oportunidade de se deslocar à cidade de Cracóvia, na Polónia, para participar num encontro de Bookpackers com vários alunos e professores das escolas parceiras da Turquia, Espanha, Itália e Polónia, país anfitrião do evento.

Este projeto teve como propósito desenvolver a competência linguística no domínio da língua inglesa, fomentar o interesse pela leitura / literatura, bem como conhecer novas culturas e favorecer as relações interpessoais além-fronteiras.

Ao longo destes dias, os programas propostos pelos professores e alunos polacos foram diversos. Tudo começou com a chegada dos Bookpackers portugueses à linda cidade de Cracóvia. Depois de uma longa viagem, ainda tivemos coragem para ir visitar o centro da cidade de Cracóvia, onde aproveitámos para comprar algumas lembranças para um dia mais tarde recordarmos estes momentos únicos da nossa experiência na Polónia. Mais tarde, regressámos ao hotel, onde fomos muito bem-recebidos, para jantar e conhecer alguns dos grupos participantes. No dia seguinte, ao pequeno-almoço, conhecemos os restantes grupos. De seguida, fomos conhecer a escola do grupo de ERASMUS+ da Polónia, onde começámos com uma visita guiada e uns jogos para interagirmos uns com os outros. Da parte da tarde, no fim do almoço, fomos ver alguns pontos turísticos da cidade, com o apoio de audioguias. O terceiro dia foi dedicado aos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau, que muito nos comoveu ao transportar-nos para o horror da Segunda Guerra Mundial, através das exposições tenebrosas de objetos dos prisioneiros e dos espaços exíguos e degradantes, palcos de sofrimento e de morte. Ao regressar à escola polaca, esperava-nos um workshop, que consistiu no registo das nossas impressões e sentimentos despoletados pela visita aos referidos campos.

No dia 25, visitámos as Minas de Sal de Wieliczka, monumento Património da Humanidade, onde percorremos os corredores labirínticos e as grutas repletas de esculturas de sal feitas pelos mineiros, espaços estes formados pela extração de sal, de grande valor económico na Idade Média, ao longo de centenas de anos. Depois de degustar os famosos pastéis chamados Pierogi, realizámos um workshop de arte, onde cada um dos alunos e professores teve a oportunidade de realizar uma pintura e de a imprimir em sacos.

O dia seguinte foi dedicado, em primeiro lugar, à Biblioteca Municipal, onde fomos divididos em dois grupos. Enquanto um grupo visitava a Biblioteca, o outro foi conhecer “a menina do casaco vermelho” do filme de Steven Spielberg “A lista de Schindler“, Oliwia Dabrowska. A ex-atriz disponibilizou-se para falar connosco, em videoconferência, e esclarecer quaisquer dúvidas e responder às nossas questões. No período da tarde, o grupo foi visitar o ghetto, centro da vida judaica antes da guerra, onde se localiza a fábrica de Schindler, que se tornou famosa no filme de Spielberg, dada a sua relevância por ter salvo inúmeras vidas naquela época histórica.

No último dia, sexta-feira, dirigimo-nos à Biblioteca Municipal, na qual decorreu o debate, previamente preparado pelos coordenadores e alunos do Projeto, sobre a obra de Roma Ligocka, “The girl in the Red Coat“. No fim do debate, dirigimo-nos à escola para acabar de realizar as apresentações. Neste âmbito, o nosso grupo apresentou, numa primeira parte, a vila de Soure e a vida e obra de Martinho Árias, representados por dois colegas vestidos a rigor, tal o patrono da nossa escola. A literatura portuguesa esteve também presente, com a nossa apresentação da vida e obra de Camões e de Fernando Pessoa. Este nosso ilustre poeta mereceu também a encenação da sua presença no café “A Brasileira”, em Lisboa, feita por um colega, que, com o seu chapéu e bigode, desafiou a audiência a visitá-lo na passagem pela capital.

Na última noite em Cracóvia, tivemos a possibilidade de ir ao Hard Rock, onde aproveitámos para comprar lembranças.

Por fim, chegou o dia da despedida da cidade, não sem antes visitarmos o Museu de Arte, onde está exposto o célebre quadro de Leonardo Da Vinci, A Dama Com Arminho.

Regressados ao hotel, pegamos nas nossas malas e esperamos o transporte para o aeroporto de Cracóvia. Quando chegámos ao aeroporto tivemos que esperar, pois o nosso voo estava atrasado, e por coincidência, reencontrámos o grupo Italiano, do qual nos despedimos uma vez mais. Ao chegar a Frankfurt, tivemos que correr, com muito esforço, para apanhar o voo para Lisboa, mas conseguimos! Já em Lisboa, apanhámos um transporte direto para a nossa escola, onde já se encontravam as nossas famílias.

Para terminar, gostaríamos de agradecer às duas professoras que nos acompanharam nesta mobilidade incrível; agradecemos também aos nossos Encarregados de Educação, ao nosso Agrupamento e à Câmara Municipal de Soure pelo apoio incondicional.

Clarisse M., Francisco R., M.João P., Rodrigo G., Sara S. & Simone M.