Os Bookpackers em Castalla-Espanha

No âmbito do projeto Bookpackers do Programa ERASMUS + desenvolvido no Agrupamento de Escolas Martinho Árias, entre os dias 8 e 14 de maio, tivemos a oportunidade de participar num encontro de estudantes oriundos das escolas de Itália, Turquia, Polónia, na vila espanhola de Castalla.
Esta iniciativa teve como objetivos enriquecer o vocabulário inglês, bem como conhecer novas culturas, gastronomias e perspetivas literárias. Ao longo de toda a semana, o nosso programa foi muito diversificado.
Começámos a nossa viagem no dia 8 de maio, com partida do aeroporto de Lisboa para Madrid, tendo com destino a vila de Castalla – onde fomos recebidos calorosamente pelas famílias anfitriãs.
A nossa aventura iniciou-se com aulas das 8 às 9 horas e uma visita guiada à escola Eric Valor, em grupos multinacionais. Seguidamente, teve lugar no auditório municipal, a habitual receção com as autoridades locais e com reportagem para a televisão local (acessível em https://www.youtube.com/watch?v=tEtXaN3gAk4&t=4s&ab_channel=GlorierosAlcoy).
Para assinalar o Dia da Europa, que é também o dia do eTwinning, participámos num kahoot sobre a Europa. Depois, fomos para o restaurante “Cana de Bambu”, onde saboreámos a famosa paella. A tarde foi dedicada à visita do castelo e de alguns monumentos da vila, com áudio guia preparado pela escola espanhola. No final do dia, regressámos a casa das famílias anfitriãs.
No segundo dia, saímos da escola Eric Valor às 9:00h com destino a Alicante. A nossa primeira paragem foi o Mercado Central, cuja entrada tinha, no chão, uma inscrição que dizia “Comissão Cívica de Alicante para a recuperação da memória histórica do bombardeamento de 25 de Março de 1838”, onde morreram 300 pessoas algumas delas até hoje por identificar. Depois visitámos um museu sobre a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) onde nos informaram sobre a guerra retratada no quadro “Guernica”, de Pablo Picasso. Seguidamente, deslocamo-nos a dois refúgios antiaéreos, construídos durante o período da guerra, com construções diferenciadas de acordo com o nível económico-social dos eventuais ocupantes. O ponto mais alto desta visita foi o simulacro de um ataque aéreo que muito nos impressionou e tocou, tendo em conta a conjuntura atual na Ucrânia.
No terceiro dia, saímos cedo da escola Enric Valor, em direção à cidade de Valência. Quando chegámos, deslocámo-nos até às Portas da Cidade a pé. Seguidamente, dirigimo-nos até a um largo em frente do qual se encontrava o Mercado Municipal de Valência, cujos vitrais iluminavam todo o espaço interior. Nessa manhã, tivemos ainda a oportunidade de visitar a Biblioteca da Universidade de Valência, onde fomos informadas da origem do seu espólio, nomeadamente os primeiros livros impressos. Na parte da tarde, fomos visitar a Catedral de Valência, o seu Museu e famosa Torre. No percurso de regresso a Castalla, parámos para apreciar a arquitetura da moderna Cidade das Artes e Ciências, da autoria de Santiago Calatrava, que arquitetou a Gare do oriente, e Félix Candela.
No quarto dia, assistimos às aulas das 8 às 9 da manhã. De seguida, realizámos a gymkhana em grupos multinacionais. Terminada a atividade, fomos para a casa da cultura, na qual cada grupo fez as suas apresentações previamente preparadas, sobre aspetos culturais de cada país. As nossas apresentações centraram-se na divulgação da nossa escola e na vida e obra do nosso Prémio Nobel da Literatura, José Saramago. Neste contexto, apresentámos ainda a obra “A maior flor do mundo”, ilustrada com flores, cujas pétalas, distribuídas pelo público, serviram para registo de mensagens. Ao almoço, confraternizamos num piquenique, seguido de um workshop oral sobre “Como sobreviver na antártica”. Este dia terminou com um jantar conjunto de kebab.
No quinto dia, depois de termos observado uma primeira aula, na escola, chegou o momento mais alto da nossa mobilidade, o debate sobre a vida e obra do ilustre poeta, Miguel Hernández, para o qual nos preparámos previamente, com análise e discussão dos poemas do autor, bem como diversas pesquisas relacionadas com a contextualização histórico-política do autor. Para este debate, foram selecionados três elementos de cada grupo Europeu, que apresentaram as suas diferentes abordagens dos poemas selecionados. Apesar de algum nervosismo, esta partilha de ideias e opiniões foi muito interessante e enriquecedora, tanto pela interação linguística como pelos conhecimentos e experiências vivenciados. Este momento culminou com a entrega dos certificados de participação do projeto. No final do dia fomos agraciados com um jantar oferecido pela escola e pelas famílias anfitriãs, ao som da banda da escola.
Foi no sexto dia da mobilidade que nos despedimos das famílias que tão bem nos acolheram. Por volta das onze horas, dissemos “adeus” a Castalla e dirigimo-nos para o Aeroporto de Alicante, onde apanhamos um voo em direção ao aeroporto de Madrid. Aqui permanecemos várias horas que foram aproveitadas para a realização de alguns trabalhos inerentes à mobilidade. Chegamos a Lisboa cerca das vinte e três e trinta minutos e regressámos à escola num minibus, onde nos aguardavam as nossas famílias.
Para nós, esta experiência foi uma oportunidade única de conhecermos outro país, outras culturas e ainda outros ambientes escolares. Ao longo da semana, vivenciámos momentos de partilha de saberes, sabores e de emoções. Salientamos e agradecemos a hospitalidade dos parceiros espanhóis e das famílias anfitriãs, que sempre se preocuparam com o nosso bem-estar e que presentearam também com algumas lembranças locais.
Esperamos que no futuro possamos reencontrar-nos com amigos e famílias que tão bem nos acolheram. Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos nesta mobilidade, especialmente à professora coordenadora, Alexandra Duarte, e à professora Fernanda Ladeira.
Melhor do que as nossas palavras, convidamos-vos a visualizar o vídeo que elaborámos sobre os momentos vividos e as emoções experimentadas.


Ariana G, Diana F, Inês S, Margarida P, Maria João M & Maria Miguel M