Exposição “O Museu do Prado vem à escola”

A exposição “O Museu do Prado vem à escola”, patente no nosso Agrupamento, de 10 a 19 de maio, permitiu a todos os alunos do Agrupamento e restante comunidade educativa e local apreciar diversas reproduções de obras de arte expostas no Museu do Prado em Madrid.
Esta iniciativa, que partiu do projeto eTwinning “Aquí al lado / Aqui ao lado”, rapidamente se alargou aos restantes níveis de ensino, desde o ensino pré-escolar aos ensinos básico e secundário, incluindo os cursos profissionais e se transformou num verdadeiro projeto educativo e cultural do Agrupamento; fomentou a articulação de conteúdos curriculares; permitiu aos alunos a dinamização de atividades de enriquecimento curricular que estimulem o gosto pelas artes, a criatividade, a autonomia, a iniciativa, a responsabilidade e o sentido crítico, para além do desenvolvimento das competências estratégica, sociocultural e tecnológica e da interculturalidade sempre à luz do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Para o sucesso de todo este projeto confluíram os esforços, num trabalho colaborativo intenso, de educadoras, professores titulares e professores dos ensinos básico e secundário, formadores de áreas técnicas, alunos desde o pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos e secundário, assistentes operacionais e de outras estruturas existentes no Agrupamento, como é o caso do CATL dos 2º e 3º ciclos da Cáritas Diocesana de Coimbra a funcionar na escola básica. O nosso muito obrigado pela vossa contribuição com as recriações das “Meninas” de Diego Velázquez e do próprio pintor; a elaboração de QR Codes, atividades lúdicas, cartazes de divulgação; a criação de bases de apoio para algumas das “obras de arte” dos nossos jovens artistas; a preparação do serviço de catering no dia da inauguração da exposição e os arranjos florais, entre muitas outras contribuições.

Dirigimos um especial agradecimento à Direção por todo o apoio prestado e à Câmara Municipal de Soure, que, logo de início, acarinhou esta iniciativa e nos proporcionou as melhores condições e equipamentos para que a exposição fosse um sucesso e um exemplo de organização com o transporte de todos os alunos a frequentar estabelecimentos de ensino externos à escola-sede.

Realçamos também o apoio das duas Bibliotecas do Agrupamento; o acompanhamento e preparação de alunos por parte da professora bibliotecária Ângela Varela; a intervenção das coordenadoras do pré-escolar e do 1º ciclo (professoras Helena Silva e Joaquina Cruz, respetivamente) na qualidade da articulação com os referidos níveis de ensino.

Para finalizar, deixamos um especial elogio aos alunos das turmas 6.ºD de Português, 7.ºE, 8.º E, 9.º E, 10.º B e C de Espanhol, 11.º A/B e C no âmbito da disciplina de Filosofia, que, durante a vigência da exposição, foram uns entusiastas “guias” para os seus pares mais novos (desde o pré-escolar aos 1º e 2º ciclos) e souberam com carinho e respeito ensinar-lhes o que também eles aprenderam sobre o mundo das artes e cativá-los para todas as atividades culturais preparadas para o efeito.

Após dois anos de pandemia e de restrições, esta iniciativa voltou a unir todos os membros da comunidade educativa e local e a dar vida ao nosso Agrupamento.

A todos/as, o nosso muito obrigada!

As professoras responsáveis pela exposição “O Museu do Prado vem à escola”