Uma turma difícil

No âmbito da comemoração do Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto, o nosso Agrupamento abraçou mais uma vez o desafio de nunca esquecer o que não deve ser esquecido e, como tal, os alunos do ensino básico e secundário foram levados a refletir sobre as memórias do Holocausto e temas como o antissemitismo, a tolerância e o respeito pelos Direitos Humanos a partir do visionamento do filme “Uma turma difícil”, proposto e disponibilizado pelo Plano Nacional de Cinema, em articulação com a Direção-Geral da Educação, ICA e Cinemateca-Portuguesa.
Turmas do 3º ciclo e secundário do nosso Agrupamento assistiram a esta longa-metragem da realizadora Marie-Castille Mention-Schaar em disciplinas como Cidadania e Desenvolvimento, História A e Geografia A.
Mais uma vez, o recurso ao cinema permitiu à Escola, numa articulação entre o Plano Nacional de Cinema do Agrupamento, a Biblioteca Escolar e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, desenvolver competências humanas e sociais essenciais à formação dos nossos alunos como jovens conscientes e tolerantes.

Sob o tema “Memória, dignidade e justiça” escolhido para as iniciativas oficiais deste ano pela ONU, continuamos e continuaremos a lembrar para “não esquecer e não repetir”!

A coordenadora do Plano Nacional de Cinema do AEMAS