Visita de estudo ao Bussaco

No dia 11 de junho de 2019, fizemos uma visita de estudo à Mata Nacional do Bussaco, no âmbito do projeto eTwinning de “Escrita Criativa”, desenvolvido nas aulas de português em 2017-2019, em parceria com os alunos das turmas do 3.º e 4.º anos da Escola Básica de Casal de Comba, do Agrupamento de Escolas da Mealhada. Para encerramento do projeto, foi decidido um intercâmbio que passou por uma visita conjunta de ambas as turmas à Mata Nacional do Bussaco.
Para protegermos a natureza, começámos por fazer uma ação de limpeza da Mata do Bussaco, que ficou danificada devido à catástrofe natural Leslie. Apanhámos galhos, cepos e troncos e colocámo-los em diversos montes para serem recolhidos por tratores. Depois desta atividade de limpeza, fomos às Portas de Coimbra, onde observámos uma linda paisagem e fizemos um piquenique com almoço partilhado.
À tarde, fizemos um peddy-paper intitulado “Poesia em Movimento”. Divididos em sete grupos com alunos das duas escolas, tivemos que encontrar oito pistas com a aplicação QRCODE, responder a várias perguntas sobre o texto poético e também tivemos que reconstruir um poema que estava desordenado. Decidimos também deixar um pouco de nós na Mata Nacional do Bussaco e pendurámos poemas numa árvore sobre a temática da natureza, que fizemos na aula de português.
Por fim, deixámos os nossos colegas de Casal de Comba na sua escola e fizemos-lhes uma surpresa: com o nosso corpo desenhámos “Viva a poesia”.
Neste dia, sentimo-nos livres, amigos do ambiente, pequenos grandes poetas, porque com a poesia podemos ajudar a preservar o nosso planeta.
Este dia foi espetacular e inesquecível. Fomos acompanhados pela nossa professora de português, Ana Paula Cotovio; pela professora bibliotecária, Ângela Varela, pela professora do ensino especial, Cristina Oliveira, e pela professora e os alunos da Escola Básica de Casal de Comba.
6ºC